Na manhã desta quinta-feira, 2, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais foi representado por seu Subprocurador-Geral, Daniel Guimarães, na solenidade de posse do novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Agostinho Patrus.

A cerimônia, que teve início às 9h, ocorreu no auditório Vivaldi Moreira e contou também com a presença das Procuradoras Cristina Melo, Maria Cecília Borges, Elke Moura e Sara Meinberg, e do Procurador Glaydson Massaria.

Compuseram a mesa de honra, além do Subprocurador-Geral do MPC-MG, o Procurador-Geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares; o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Tadeu Martins; o Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Mauri Torres; o Conselheiro empossado Agostinho Patrus; o Ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia; a Defensora Pública Geral do Estado de Minas Gerais, Raquel Dias; e o Prefeito do Município de Belo Horizonte, Fuad Noman.

Em sua fala, Agostinho Patrus, após cumprimentar as autoridades, teceu agradecimentos aos presentes e traçou uma retrospectiva de sua vida política até chegar ao cargo de Conselheiro. Ele enumerou as diversas realizações em seus mandatos como deputado, sobretudo, as obras no âmbito social.
Entre outras autoridades, prestigiaram a cerimônia os Conselheiros do TCE-MG, Gilberto Diniz, Durval Ângelo, Wanderley Ávila, Cláudio Terrão, José Alves Viana, os Conselheiros Substitutos Hamilton Antônio Coelho e Adonias Monteiro, e o Conselheiro aposentado Sebastião Helvecio; a Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Goulart de Almeida; o Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Vereador Gabriel Azevedo, bem como diversos deputados.

Saiba mais
Natural de Belo Horizonte, Agostinho Célio Andrade Patrus é graduado em Administração pela PUC Minas e tem pós-graduação em Gestão Empresarial e em Logística pela Fundação Getulio Vargas. Em sua carreira política, foi Deputado Estadual por quatro mandatos consecutivos. Em 2019, assumiu a presidência da ALMG para o biênio 2019-2021, continuando no cargo pelo biênio seguinte. Em outubro de 2022, foi eleito para ocupar a vaga deixada pelo Conselheiro aposentado do TCE-MG Sebastião Helvecio.
O Presidente do TCE-MG, Mauri Torres e o Subprocurador-Geral do MPC-MG, Daniel Guimarães. 2 Fev. 2023. Foto: MPC-MG. À direita, os Procuradores do MPC-MG. 2 Fev 2023. Foto: MPC-MG. O Subprocurador-Geral do MPC-MG, Daniel Guimarães e o Procurador-Geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares. 2 Fev. 2023. Foto: MPC-MG. O Subprocurador-Geral do MPC-MG e o Conselheiro Agostinho Patrus. 2 Fev. 2023. Foto: Arquivo pessoal.