Projeto “Conhecendo o MPC” tem boa receptividade
Publicação em 8 de setembro de 2021

São as mais positivas as repercussões em torno do projeto “Conhecendo o Ministério Público de Contas”, promovido pelo MPC-MG, junto às entidades de ensino superior do Estado. Somente no mês de agosto, a instituição promoveu palestras para os alunos da Faculdade de Direito da UFMG, do Centro Universitário Newton Paiva, da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e da Faculdade de Direito do Sul de Minas, representada, respectivamente, pelos procuradores Daniel Guimarães, Sara Meinberg, Cristina Melo e Maria Cecília Borges.

Nas palestras proferidas nessas quatro instituições de ensino superior, foram destacados o papel e a conformação do MPC-MG, sua atuação no controle externo da administração pública, bem como a relevância da disseminação e parceria com o controle social.

Ademais, foi ressaltado aos universitários que a ação do MPC-MG se traduz em aprimoramento do processo democrático, na valorização da atividade pública, no exercício da cidadania e, consequentemente, em uma vida melhor para todos.

Além das palestras, que duram, aproximadamente, 1 (uma) hora, o MPC/MG disponibiliza, aos estudantes que se interessarem, material didático-pedagógico contendo ampla argumentação histórico-jurídica sobre sua competência operacional no âmbito da estrutura administrativa oficial.
Competência, seriedade, dedicação e empenho… com essas palavras o decano dos locutores mineiros, Daniel Barros, narra entre belas imagens o texto explicativo do vídeo institucional exibido ao final dos encontros com os estudantes. O vídeo resume em três minutos o que as palestras, previamente agendadas, consolidam: uma campanha de visibilidade e conscientização acerca do papel do MPC/MG, incentivada pela Procuradora-Geral, Elke Moura, desde que assumiu o posto, apoiada por seus pares.