
Cristina Andrade Melo Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais
Cristina Andrade Melo formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2004. No ano seguinte (2005), foi empossada Procuradora do Estado de Minas Gerais, após aprovação em concurso público.
Nessa função, atuou na área de execução fiscal da Advocacia Regional do Estado em Varginha. Em Belo Horizonte, atuou na Procuradoria das Obrigações, em processos envolvendo execução de multas aplicadas pelo Tribunal de Contas, responsabilidade civil do Estado e direito à saúde. Ainda na Procuradoria das Obrigações, atuou como Coordenadora de Direito Sanitário.
Atuou também como Assessora Jurídica da Secretaria do Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, em processos e procedimentos especiais para instrução de decisões da Secretária de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais e do Governador do Estado.
É mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da UFMG, sob orientação do Prof. Dr. Florivaldo Dutra de Araújo.
Em 22 de dezembro de 2011, foi empossada como Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais. Desde então, vem atuando na defesa da ordem jurídica no que diz respeito ao controle externo da administração pública, notadamente no controle das políticas públicas de educação e em seu adequado financiamento.
Foi Subprocuradora-Geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais no segundo mandato da Procuradora-Geral Elke Andrade Soares de Moura (2020-2022).
Faz parte da Diretoria da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) desde o ano de 2019, inicialmente, como Diretora Adjunta, na gestão doPresidente Stephenson Oliveira Victer (2019-2020), e, posteriormente, como 1ª Tesoureira nas gestões do Presidente José Américo Jr. (2021-2022), do Presidente João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello (2023-2024) e, também no mesmo cargo, eleita para gestão do Presidente Marcílio Barenco Corrêa de Mello (2025-2026).
Desde 2021 até os dias atuais, é Editora-Chefe da Controle em Foco: Revista do MPC-MG, periódico que tem como objetivo a produção e divulgação do conhecimento relacionado ao controle da Administração Pública, nele se inserindo as seguintes áreas do conhecimento: Direito Público, Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito, Ciência Política, Sociologia Jurídica, Administração Pública, Contabilidade Pública e Ciências Econômicas.