Na última terça, 4, o Senado Federal realizou sessão solene em homenagem aos 135 anos do Tribunal de Contas da União (TCU). A cerimônia reuniu autoridades e representantes do sistema de controle externo de todo o país. Na ocasião, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais foi representado pelo Subprocurador-Geral e 1º Diretor Executivo da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Daniel Guimarães.


A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e proposta pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Em seus discursos, autoridades destacaram o papel histórico do TCU na promoção da transparência, da boa governança e do uso responsável dos recursos públicos ao longo de mais de um século de atuação.


O Presidente do TCU, Ministro Vital do Rêgo, ressaltou o compromisso da Corte com o diálogo direto com a sociedade: “O TCU deste século é aquele que coloca o cidadão no centro de tudo o que faz. Estamos falando com o cidadão em linguagem simples e acessível, aproximando o Tribunal das pessoas e reconstruindo laços de confiança”, afirmou.
A sessão também contou com a presença da Procuradora-Geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado, que destacou o papel estruturante do controle externo para o fortalecimento da democracia.
Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes o Vice-Presidente e Procurador do Ministério Público junto ao TCU, Rodrigo Medeiros; o Senador Jayme Campos (União-MT); o Ministro da Defesa, José Múcio; e a Senadora Zenaide Maia (PSD-RN), além dos demais Ministros do Tribunal de Contas da União e representantes de Tribunais e Ministérios Públicos de Contas de todo o país.


