No dia 16, o papel e as atribuições do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais estiveram em pauta no 7º Encontro Técnico TCE-MG e os Municípios de 2025, realizado em Governador Valadares. O evento reuniu gestores, servidores públicos e representantes de 37 cidades da região do Vale do Rio Doce, com o objetivo de promover capacitação e orientação técnica sobre temas que impactam diretamente a Administração Pública municipal.

Na ocasião, Ana Carolina de Souza, Assessora da Procuradora do MPC-MG e 1ª Tesoureira da Ampcon, Cristina Andrade Melo, ministrou palestra sobre o papel do Ministério Público de Contas na fiscalização e no controle externo, ressaltando a importância da atuação conjunta entre as instituições de controle e a sociedade.
O Encontro Técnico foi aberto pelo Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo, que em seu discurso enfatizou a relevância da aproximação entre o controle externo e os jurisdicionados. Também participaram autoridades municipais e representantes da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.
A programação contou ainda com palestras sobre Reforma Tributária, gestão fiscal responsável, ouvidorias municipais, consórcios públicos e nova Lei de Licitações, além de oficinas temáticas sobre planejamento e fiscalização.
