MPC-MG reforma espaços da Secretaria para melhorar integração e condições de trabalho 
Publicação em 17 de outubro de 2025

O Ministério Público de Contas do Estado do Estado de Minas Gerais concluiu uma importante reestruturação em sua sede, com foco na melhoria das condições de trabalho e na otimização dos espaços utilizados pela Secretaria do Órgão Ministerial. As mudanças envolveram as áreas da Diretoria, da Coordenadoria de Acompanhamento das Ações do Ministério Público (Camp) e da Coordenadoria de Apoio Operacional (Caop). 

Antes da reforma, os setores funcionavam em salas menores e um deles tinha a equipe dividida em duas salas ao longo de um corredor, o que dificultava a comunicação entre as equipes. Pequenos ambientes serviam como arquivo físico de processos, que hoje estão totalmente digitalizados, e acabavam pouco aproveitados. 

Com a obra, o layout foi completamente reformulado. As divisórias que formavam o corredor foram removidas, e as salas menores foram integradas, resultando em ambientes mais amplos, bem iluminados e funcionais. Tanto a Camp quanto a Caop ganharam mais espaço e estrutura adequada para o desenvolvimento de suas atividades. 

A reestruturação também incluiu a adequação dos espaços do Gabinete de Inteligência e da Corregedoria, promovendo maior integração entre os setores. 

A Coordenadora da Camp, Maria Carmem Reis Almeida de Castro, destacou o ganho em funcionalidade e conforto. 

“A obra possibilitou organizar de forma mais eficiente as estações de trabalho e armários. Conseguimos também incluir uma mesa para reuniões, o que valoriza a integração e a troca de ideias entre a equipe”, contou Maria Carmem. 

A Camp.

Já o Coordenador da Caop, Vanderlei Alves Nicolau, reforçou os efeitos positivos no dia a dia de trabalho. 

“O espaço agora está adequado às necessidades da equipe, e isso reflete diretamente na produtividade e no conforto de todos”, afirmou Vanderlei.

A Caop.

📽️ Assista ao antes e depois aqui!