O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais participou, nos dias 8 e 9, da edição 2025 do projeto Ouvidoria Itinerante, realizada no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro de Belo Horizonte. A iniciativa, organizada pela Rede Mineira de Ouvidorias – Rede Ouvir/MG, reuniu diversos órgãos públicos em uma ação conjunta de escuta ativa, orientação e prestação de serviços gratuitos à população.

A presença do MPC-MG no evento foi coordenada pela Procuradora-Ouvidora, Elke Moura, e contou com a atuação direta dos servidores Giovanna Bonfante e Rodrigo Gatti, que estiveram à frente do atendimento no estande da instituição.

Antes da abertura ao público, os integrantes da Rede Ouvir/MG, da qual o MPC-MG faz parte, participaram de reunião de alinhamento para organização das atividades e fortalecimento da atuação articulada entre as instituições presentes.

Durante os dois dias, o estande do MPC-MG recebeu o público com orientações sobre a atuação do órgão na fiscalização do uso dos recursos públicos e na defesa do interesse coletivo. Os visitantes também puderam entender melhor as diferenças entre as atribuições do Ministério Público de Contas e as do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), além de saber como utilizar a Ouvidoria para registrar denúncias, elogios, pedidos de informações e outras manifestações.


Um dos destaques de participação foi o reconhecimento espontâneo de uma cidadã que procurou o estande do Parquet de Contas para elogiar a atuação do MPC em um caso específico que resultou na celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta de Gestão com um órgão público estadual, demonstrando que o trabalho desenvolvido está sendo, cada vez mais, reconhecido pela sociedade.
A participação do Ministério Público de Contas no Ouvidoria Itinerante integra as ações desenvolvidas pela Procuradora Elke Moura à frente da Ouvidoria do órgão ministerial, com o apoio de sua equipe técnica, para fortalecer os canais de escuta e aproximação com a sociedade.