O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPC-MG) e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Marcílio Barenco, e a Procuradora-Ouvidora do MPC-MG, Elke Moura, participaram nesta segunda, 26, de Reunião do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles interno e social do Instituto Rui Barbosa (IRB). A atividade integra a programação oficial do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está sendo realizado em Manaus (AM). Na oportunidade, Marcílio Barenco também participou de reunião do Comitê Técnico de Acessibilidade e Inclusão.

As reuniões dos Comitês aconteceram no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, e reuniram representantes de diversas instituições de controle. O Congresso, que vai de 26 a 29 de maio de 2025, reúne autoridades de todo o país e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e a discussão de temas relevantes relacionados ao controle da administração pública e à formulação de políticas públicas. A programação inclui painéis, oficinas, apresentações de boas práticas e debates sobre temas como inovação, governança, combate à corrupção e controle social.

Para Barenco, a atuação conjunta dos órgãos de controle é essencial para o fortalecimento da Administração Pública:
“Participar dessas discussões técnicas é fundamental para alinharmos boas práticas, compartilharmos experiências e, principalmente, avançarmos em propostas concretas que melhorem a efetividade do controle externo e social no país. O trabalho dos comitês tem impacto direto na qualidade das instituições e, por consequência, na vida do cidadão.”.
Saiba mais sobre os Comitê Técnico do IRB aqui.