No dia 14, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Marcílio Barenco, participou da solenidade de posse da nova equipe diretiva do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O evento, conduzido pelo Conselheiro Presidente, Durval Ângelo, marca o início de uma gestão voltada para o fortalecimento da fiscalização e do controle externo no Estado com foco em resultados.
Durante a solenidade, Durval Ângelo reforçou a relevância das diretrizes da gestão, citando a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, para ilustrar a necessidade de uma equipe comprometida com o bem comum. “Buscamos reunir uma equipe de gestores competentes para, como num conclave, trabalhar pelo bem comum do Tribunal e da sociedade mineira”, disse ele, fazendo alusão ao lema da nova administração: “Tribunal de Contas de Minas Gerais: transformando controle em resultados”.
Além da posse da nova equipe diretiva, foi anunciada a nomeação do Conselheiro Substituto Adonias Monteiro para a função de Ouvidor da Corte.


Na ocasião, Marcílio Barenco destacou a importância da parceria entre o MPC-MG e o TCE-MG, enfatizando que a atuação do Parquet Especializado será guiada pela escuta ativa e pela construção de soluções conjuntas com o Tribunal.
“A nossa participação será de escuta ativa e de construção de soluções, sempre com o compromisso de garantir a eficiência da Administração Pública e o interesse da sociedade mineira”, afirmou o Procurador-Geral.
A cerimônia também contou com a presença da Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lobo; dos Conselheiros em exercício Licurgo Mourão e Telmo Passareli; do novo Diretor-Geral do TCE-MG, Gustavo Vidigal; entre outras autoridades.