Popup do evento
Procuradora Ouvidora do MPC-MG é agraciada com a Medalha Santos Dumont   
Publicação em 19 de novembro de 2024

A Procuradora Ouvidora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Elke Andrade Soares de Moura, foi uma das homenageadas com a prestigiada Medalha Santos Dumont 2024. A honraria, concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, reconhece personalidades e instituições que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento e progresso do Estado e do País.  

A Procuradora Ouvidora do MPC-MG, Elke Moura, com a medalha e o certificado. Foto: Acervo pessoal.

A cerimônia oficial de entrega ocorreu ontem, 18, na histórica Villa Foncá, localizada no Município mineiro de Santos Dumont, cidade natal do ilustre inventor brasileiro que dá nome à medalha. O evento foi conduzido pelo Governador de Minas Gerais em exercício, Professor Mateus, em parceria com o Conselho Permanente da Medalha, e contou com a presença do Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Gilberto Diniz.   

Do TCE-MG foram agraciados seu Procurador-Geral, Plínio Salgado; o Diretor de Fiscalização Integrada e Inteligência, Henrique Quites; e a Analista de Controle Externo Maria Tereza Soares Maciel Peixoto de Miranda.  

Henrique Quites, Plínio Salgado, Gilberto Diniz e Maria Tereza Soares Maciel Peixoto de Miranda. Foto: TCE-MG.

Elke Moura manifesta sua gratidão afirmando sentir-se extremamente honrada com a comenda e que seguirá firme no propósito de bem servir à sociedade por meio do desempenho de suas atribuições ministeriais. 

Saiba mais 

A Medalha Santos Dumont foi instituída pela Lei nº 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto nº 5.136, no mesmo ano. Seu objetivo é celebrar o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906 por Alberto Santos Dumont, reconhecido como “Pai da Aviação” e patrono da Aeronáutica Brasileira. 

A condecoração é destinada a aviadores civis e militares e a pessoas e instituições que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da aviação no Brasil. Também podem ser agraciados membros do corpo diplomático, escritores e jornalistas especializados em navegação aérea e áreas correlatas. 

A honraria possui quatro graus: Grande Colar: concedido exclusivamente a Chefes de Estado, de Governo, de Poderes dos Estados e Capitais, além de Ministros de Estado; Grau Ouro; Grau Prata; Grau Bronze

Fonte: ALMG