A Assessora da Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Maria Tereza Dias, esteve presente na Reunião Plenária da Secretaria Executiva das Redes de Controle (Secex), organizada pela Rede de Controle da Gestão Pública com o apoio da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG). O encontro, realizado em Belo Horizonte, teve início ontem, 12, e continua hoje, 13, tendo como objetivo promover o compartilhamento de boas práticas de governança e fortalecer a atuação em rede em todo o país.

Após a abertura do evento, foi ministrada a palestra “O uso de tecnologias no combate à corrupção” pela Promotora de Justiça Paula Ayres Lima Damasceno, que atua no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e é Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Logo em seguida, houve o painel “Avanços e perspectivas da atuação em redes de controle”, que contou com nomes de destaque do controle público: Rodrigo Fontenelle, Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais e Presidente do Coneci-MG, Secex e Arcco; Júnia Oliveira, Vice-Presidente do Coneci-MG; Edmar Camata, Presidente do Conaci; e Daniel de Sá, Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público (Caopp). O painel abordou a necessidade de cooperação entre órgãos de controle e a inovação nas práticas de auditoria para garantir maior transparência e eficiência na Administração Pública.
Além dessas atividades, a programação da plenária inclui mesas de debates, apresentações de grupos de trabalho, deliberações administrativas e atividade cultural, proporcionando um espaço abrangente para troca de experiências e alinhamento de estratégias de governança. Enquanto o primeiro dia do evento foi aberto ao público, atraindo a participação de agentes públicos e cidadãos interessados, o segundo dia é dedicado a discussões internas e deliberações específicas entre os integrantes da Secex e agentes públicos convidados.