Na noite de ontem, 04, o Ministério Público de Contas de Estado de Minas Gerais prestigiou a cerimônia de entrega do Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmim, que ocorreu na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
Representando o Órgão Ministerial, estiveram presentes o Procurador-Geral, Marcílio Barenco; a Procuradora Ouvidora, Elke Moura; a Procuradora Corregedora, Sara Meinberg; e as Procuradoras Cristina Andrade Melo e Maria Cecília Borges.


Compuseram a mesa de honra o Presidente do TCE-MG, Gilberto Diniz, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco; a Procuradora do Estado de Minas Gerais, Renata Couto Silva de Faria; o Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Deputado Tadeu Leite; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; o Deputado Federal Rogério Correia; o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região Flávio Boson Gambogi; o Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais Paulo de Tarso Morais Filho; a Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias; o Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Desembargador Júlio César Lorens; e a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Desembargadora Denise Alves Horta.
Entre as autoridades do TCE-MG, estiveram presentes o Vice-Presidente da Corte, Conselheiro Durval Ângelo; o Conselheiro Ouvidor, Cláudio Terrão, o Conselheiro Corregedor, Wanderley Ávila; os Conselheiros Mauri Torres, Agostinho Patrus; o Conselheiro em exercício, Telmo Passareli; e o Conselheiro Substituto Adonias Monteiro. Também prestigiou a cerimônia o Conselheiro aposentado José Alves Viana.

Após a entrega do Colar do Mérito, para falar em nome dos agraciados, o Presidente do TJMG, Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, proferiu seu discurso, em que teceu agradecimentos à Corte de Contas mineira. O Desembargador, para ressaltar a importância da Comenda, leu a biografia do Ministro José Maria Alkmim, apontando seus ideais de modernização e denominando o Ministro de “Artífice do pensamento econômico”.

Em seguida, a palavra foi passada para o Presidente do TCE-MG, Gilberto Diniz, que parabenizou os agraciados e desejou que o Colar do Mérito sirva como um estímulo ao espírito republicano, além de representar uma lembrança do Estado ético. Ele também fez uma citação do escritor mineiro Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.
Gilberto Diniz expressou seu profundo respeito pelos agraciados e destacou a simbologia da data de entrega da comenda em setembro, que remete à instalação do TCE-MG.
O Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, também apontou a relevância da comenda:
“Participar da cerimônia de entrega do Colar do Mérito é um momento de grande importância para todos nós, pois este reconhecimento simboliza a dedicação à boa gestão pública. Em nome do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, parabenizo os agraciados. Que este evento inspire todos nós a fortalecer nossos princípios e a continuar defendendo a justiça e a ética na Administração Pública.”
Por fim, na oportunidade, os Membros do Parquet Especial presentearam a agraciada Susana Maria Fontes Azevedo Freitas, Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, em agradecimento pela colaboração na realização do XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas, que ocorreu em agosto, na capital sergipana.
Confira todos os agraciados:
- Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais;
- Rogério Correia, Deputado Federal;
- Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, Capitão de Mar e Guerra e Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais;
- Marilene Alves de Souza, Deputada Estadual de Minas Gerais;
- Beatriz Cerqueira, Deputada Estadual de Minas Gerais;
- Ricardo Antônio Mohallem, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região;
- Susana Maria Fontes Azevedo Freitas, Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe;
- Edilson de Sousa Silva, Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e Presidente da Atricon;
- Waldemar Pinheiro dos Santos, Procurador do Estado de Mato Grosso e Subprocurador-Geral de Aquisições e Contratos;
- Márcio Ferreira Souto, Prefeito municipal de Pedra Azul;
- José Bráulio Aleixo, Prefeito municipal de Dom Silvério;
- Jorge Luiz Gomes da Costa, Prefeito municipal de Volta Grande;
- Eliton Luiz Moreira, Prefeito municipal de Doresópolis; e
- Risodalva Beata de Castro, Auditora Pública Externa do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.




Saiba mais
O Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim foi instituído em 5 de julho de 1995, por meio da Resolução nº 12/1995, assinada pelo Conselheiro Flávio Régis Xavier de Moura e Castro, então Presidente do TCE-MG, para condecorar pessoas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Tribunal de Contas ou ao sistema de controle da Administração Pública.





