O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, está entre os palestrantes da 7ª edição do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon). O evento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de agosto, em Goiânia, Goiás.
Realizado pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), o Conacon é um dos maiores congressos nacionais de controle da Administração Pública, reunindo auditores, autoridades e especialistas do setor público, do meio acadêmico e da sociedade civil para debater aspectos constitucionais relevantes da organização e funcionamento dos 33 Tribunais de Contas brasileiros, que refletem ainda na eficácia da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei da Ficha Limpa e da Lei de Improbidade Administrativa reformada.
O tema desta edição é “Auditoria de Controle Externo, novas tecnologias e desafios da contemporaneidade”. A proposta é debater, no contexto do controle da Administração Pública, a interseção entre a transformação digital e a necessidade de superar os diversos desafios dos Tribunais de Contas, os quais ainda representam óbice à plena regularidade, imparcialidade e efetividade do controle, bem como dependem de sólidos padrões de governança internos para serem superados.
Os interessados em participar do Congresso podem se inscrever pelo site: www.conacon.com.br.