Na manhã de ontem, 3, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, recebeu visita institucional do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Amapá, Antônio Clésio Cunha dos Santos, e do Secretário-Geral Damilton Salomão.
O encontro foi realizado nas dependências da Procuradoria-Geral do MPC-MG, onde foram apresentadas ao Procurador-Geral de Contas e ao Secretário-Geral do MPC-AP as diversas ações implementadas no Parquet Especializado mineiro. Entre os principais tópicos discutidos, destacaram-se as iniciativas de conciliação promovidas pela Procuradoria-Geral, bem como o trabalho que está sendo desenvolvido no Núcleo de Resolução Consensual de Controvérsias e Prevenção de Conflitos (Nurc). Nesse sentido, foi abordado o uso de soluções extrajudiciais para assegurar o cumprimento das decisões emanadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
Um ponto importante da reunião foi o destaque para o Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Minas Gerais (IEPTB-MG). Esse acordo tem sido crucial para a aplicação das medidas cabíveis pelo MPC-MG.
A visita proporcionou uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e a discussão de estratégias para aprimorar a atuação dos Ministérios Públicos de Contas em seus respectivos Estados, fortalecendo o compromisso com a eficiência e a transparência na gestão dos recursos públicos.