No último domingo, 21, em celebração ao Dia de Tiradentes, o Governo do Estado de Minas Gerais realizou a entrega anual da Medalha da Inconfidência, um dos mais altos reconhecimentos concedidos pelo Estado. Entre os agraciados, destacou-se a Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais Cristina Andrade Melo.
A solenidade, realizada em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, contou com a presença de diversas personalidades e representantes de instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do País. A capital mineira foi transferida simbolicamente para Ouro Preto, em uma demonstração da importância histórica e cultural da cidade para a região.
Ao todo, foram entregues 170 condecorações, divididas entre 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência. Além de Cristina Andrade Melo, no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, foram agraciados o Conselheiro Substituto Telmo de Moura Passareli; o Superintendente de Controle Externo, Pedro Henrique Magalhães Azevedo; e a Coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Luciana Moraes Raso Sardinha Pinto.

Nascida no Espírito Santo, mas residente em Belo Horizonte desde 1 ano de idade, ao agradecer o recebimento da homenagem, a Procuradora Cristina Andrade Melo relembrou a importância do dia 21 de abril para a população mineira:
“Ser agraciada com esta medalha é uma honra e reforça em mim o compromisso de bem servir à sociedade no exercício das minhas funções ministeriais. Este ano foi uma edição especial em homenagem à heroína mineira Bárbara Heliodora, cujos restos mortais na data de hoje finalmente se juntaram aos dos demais conjurados, no Panteão dos Inconfidentes, em Ouro Preto. A honra foi ainda maior por ter recebido a medalha das mãos da Presidente do TRF da 6ª Região, Desembargadora Mônica Sifuentes, a maior estudiosa e pesquisadora da vida da heroína mineira, autora do romance ‘Um poema para Bárbara’. A sintonia não poderia ser mais perfeita, pois, sem que eu soubesse da edição especial, iniciei a leitura do livro na última sexta-feira. Obrigada, Estado de Minas Gerais, por este dia memorável.”
Entre outras autoridades, prestigiaram a cerimônia o Presidente do TCE-MG, Conselheiro Gilberto Diniz, e o Vice-Presidente, Conselheiro Durval Ângelo.

Foto: Imprensa MG.
A entrega da Medalha da Inconfidência não apenas reconhece os feitos de indivíduos notáveis, mas também reafirma o compromisso do Estado de Minas Gerais com a preservação de sua história e o reconhecimento daqueles que contribuem para o seu desenvolvimento e progresso.