Na tarde de hoje, 20, ocorreu, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, a 1ª Sessão Solene, em homenagem ao Conselheiro José Alves Viana, que se aposenta em 31 deste mês do serviço público na Corte de Contas mineira. Na ocasião, estiveram presentes, representando o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, o Procurador-Geral, Marcílio Barenco, e a Procuradora Cristina Andrade Melo.
A Sessão teve início com um vídeo que narrou a jornada do Conselheiro José Alves Viana. Originário de Alagoas, sua vida se entrelaçou com as ruas de Curvelo desde jovem, onde se formou na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) como médico, especializando-se como pediatra e anestesiologista. Sua história de vida foi pontuada por um incansável espírito comunitário: presidiu associações, foi Vereador, Prefeito da cidade e Deputado Estadual por quatro mandatos consecutivos.
Os agradecimentos começaram com os Conselheiros Cláudio Terrão, Mauri Torres e Agostinho Patrus, seguidos pelos Conselheiros Substitutos Licurgo Mourão, Hamilton Antônio Coelho, Adonias Fernandes Monteiro e Telmo de Moura Passareli. Mesmo ausentes, o Conselheiro Vice-Presidente Durval Ângelo e o Conselheiro Corregedor Wanderley Ávila se fizeram presentes por meio de vídeos de agradecimento.
Representando o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, o Procurador-Geral, Marcílio Barenco, teceu seus agradecimentos em nome dos Membros, servidores e colaboradores, demonstrando o respeito e admiração por toda uma vida dedicada ao serviço público exemplar.
“A sua história de vida é inspiradora e deve ser celebrada como jubilação, para que sirva de estímulo às nossas próprias caminhadas, que ainda estão por vir neste Tribunal de Contas. Vossa Excelência é um incentivo para nós, do Estado de Minas Gerais, do serviço público (…) colaborou imensamente ao aprimoramento das atividades no controle externo do nosso Estado. Citando Frank Payne ‘A base da medicina é a simpatia e o desejo de ajudar o outro’, e Vossa Excelência trouxe consigo isso para esta Casa (…).”


O momento de gratidão continuou com as mensagens enviadas pelo Governador, Romeu Zema, e pelo Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa, enaltecendo a contribuição inestimável do Conselheiro José Alves Viana para a população mineira.
Além disso, importantes instituições como o Instituto Rui Barbosa (IRB), representado por seu Presidente, Edilberto Pontes, e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na voz de Edilson de Sousa Silva, não deixaram de expressar sua profunda gratidão pelo legado deixado por José Alves Viana.
Por fim, José Alves Viana foi homenageado pelo seu Gabinete, pela Associação de Auditores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (AudTCE-MG), representada pelo Diretor Jurídico, Gustavo Terra Elias, e pela Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (Asscontas)
Em um discurso final, repleto de emoção e sabedoria, José Alves Viana expressou profundos agradecimentos a todos os presentes. Citando um ensinamento bíblico, ressaltou a importância da gratidão como um pilar fundamental da humanidade. As homenagens ressaltaram um homem humilde que venceu desafios, sempre dedicando-se ao bem-estar do próximo. Sua franqueza, ausência de conflitos e notável atenção ao próximo foram qualidades que marcaram profundamente todos que cruzaram seu caminho.
Também participaram da cerimônia, autoridades do Legislativo Mineiro, servidores do TCE-MG e familiares do Conselheiro José Alves Viana. A Sessão foi transmitida pela TV TCE. Assista-a aqui.









