Popup do evento
MPC-MG prestigia I Colóquio Internacional de Controle Externo
Publicação em 12 de junho de 2023

Teve início hoje, 12, o I Colóquio Internacional de Controle Externo, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Prestigiando o evento, estiveram presentes o Subprocurador-Geral, Daniel Guimarães, os Procuradores Glaydson Massaria e Sara Meinberg e a Assessora da Procuradoria-Geral e Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Maria Tereza Dias.   

A Assessora da Procuradoria-Geral, Maria Tereza Dias, na mediação da mesa, ao centro. 12 jun. 2023. Foto: MPC-MG.
Da direita para a esquerda: o Subprocurador-Geral do MPC-MG, Daniel Guimarães; a Procuradora do MPC-MG Sara Meinberg; a Assessora da Procuradoria-Geral, Maria Tereza Dias; e o Procurador do MPC-MG Glaydson Massaria (primeiro à esquerda).
12 jun. 2023. Foto: MPC-MG.

A Conferência de abertura teve como tema “O controle das políticas públicas como melhora da confiança cidadã e da justiça social” e foi ministrada pelo Professor Gonçal Mayos, da Universidade de Barcelona. Mayos atentou para a necessidade de aprimoramento do controle externo, para que ele cumpra sua missão, voltada à cidadania, e ressaltou a autonomia dos órgãos de controle como requisito basilar de instituições que são essenciais à sociedade. 

O Professor Gonçal Mayos, da Universidade de Barcelona. 12 jun. 2023. Foto: MPC-MG.

Maria Tereza Dias mediou a segunda sessão do evento, com o painel “Governança, globalização e desenvolvimento sustentável”. Foram painelistas Carla Ribeiro Volpini e Márcio Luís de Oliveira, Professores da UFMG; Pedro Gustavo Gomes Andrade, Professor da Escola Superior Dom Helder Câmara; e Daiane Moura Aguiar, Professora da Unisinos.  

A Assessora da Procuradoria-Geral, Maria Tereza Dias, ao centro. 12 jun. 2023. Foto: MPC-MG.

Após a fala dos expositores, foi aberto espaço para perguntas, ao passo que os participantes teceram diversas reflexões sobre o tema. Por fim, Maria Tereza Dias elogiou a parceria feita pelo TCE-MG com a UFMG e apontou que, para maior aprofundamento do tema, são necessárias pesquisas empíricas e consistentes. 

O evento, que acontece no Auditório Vivaldi Moreira, ocorrerá até amanhã, 13. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no credenciamento, que fica no próprio local.