Visita técnica ao Memorial do Minas Tênis Clube fortalece ações de preservação da memória institucional do MPC-MG 
Publicação em 5 de novembro de 2025

Comissão Permanente de Avaliação de Documentos conhece práticas museológicas e processos de conservação que servirão de referência para futuras iniciativas_____________  

Com o objetivo de fortalecer as ações voltadas à preservação da história institucional, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais realizou, no dia último dia 22, uma visita técnica ao Memorial do Minas Tênis Clube. A atividade integrou o trabalho da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e buscou conhecer metodologias e estruturas voltadas à gestão da memória e do patrimônio documental. 

Luiza Madeira Boson Gambogi e Ailton Junior de Souza durante a visita técnica. Foto: Acervo pessoal.

A equipe do MPC-MG foi composta por Luiza Madeira Boson Gambogi, Chefe de Gabinete do Procurador Glaydson Massaria – presidente da Comissão –, e Júlio Alves dos Santos, Museólogo e Assessor no mesmo gabinete. Eles foram recebidos pelo Coordenador do Memorial, Ailton Junior de Souza, que apresentou os principais programas museológicos e as estratégias de preservação adotadas pela instituição. 

Júlio Alves dos Santos e Ailton Junior de Souza. Foto: Acervo pessoal.

Além das práticas de processamento técnico, conservação preventiva e políticas de acesso ao acervo, os integrantes da CPAD conheceram a reserva técnica e os diferentes núcleos da coleção, que reúne objetos tridimensionais, indumentárias históricas, documentos institucionais, materiais gráficos e registros audiovisuais produzidos ao longo da trajetória do clube. 

Já no espaço expositivo, os integrantes da CPAD visitaram a galeria que narra a formação histórica do Minas Tênis Clube, composta por fotografias, objetos e documentos organizados em linha do tempo. Também percorreram a galeria principal, onde estão expostos troféus, medalhas, peças esportivas e elementos simbólicos que celebram a memória cultural e esportiva da instituição. 

Segundo o Museólogo Júlio Alves dos Santos, a visita contribui diretamente para o aprimoramento das ações do MPC-MG na área: 

“A visita técnica proporcionou à nossa Comissão um valioso intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre práticas museológicas voltadas à preservação da memória institucional. A partir desse contato, podemos tomar como referência a estrutura, a organização e a dedicação da equipe do Memorial do Minas Tênias Clube na condução de nossos próprios projetos.”