Na manhã desta quarta-feira, 6, o Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Daniel Guimarães, participou da solenidade do Dia Internacional contra a Corrupção. O evento, promovido pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), contou com palestra magna proferida pela renomada Promotora de Justiça do MPBA Rita Tourinho.
A palestra teve como tema “Prevenção e consensualidade: novos instrumentos de enfrentamento à corrupção” e ocorreu no Auditório UCC/MPMG. Para garantir maior alcance, a solenidade foi transmitida ao vivo pela TV-MPMG, proporcionando a participação de um público amplo e diversificado.
Além do Subprocurador-Geral do MPC-MG, Daniel Guimarães, compuseram a mesa de honra do evento o Governador do Estado, Romeu Zema; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Gilberto Diniz; o Coordenador Executivo da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (Arcco-MG), Promotor de Justiça Daniel de Sá Rodrigues; o Procurador-Geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt; o Corregedor-Geral do Ministério Público, Mário Drumond da Rocha; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais João Cancio de Mello Junior; a Ouvidora do Ministério Público de Minas Gerais, Nádia Estela Ferreira Mateus; a Procuradora da República Letícia Ribeiro; e a Vice-Presidente da Associação Mineira do MPMG, Luz Maria Romanelli de Castro.
A iniciativa faz parte da programação da Semana contra a Corrupção 2023, organizada pela Arcco-MG, evento que se estenderá até dia 8 de dezembro e busca engajar diversos setores da sociedade na discussão e no desenvolvimento de estratégias eficazes para prevenir e combater atos corruptos.