Na manhã de hoje, 8, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, ministrou palestra no Seminário de Educação Política do Cooperativismo Mineiro, promovido pelo Sistema Ocemg, constituído pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais.

A palestra de Barenco teve como tema “Eleições Municipais de 2024: O Papel dos Prefeitos e Vereadores e a Participação do Cooperativismo” e foi a terceira do evento, que foi realizado no Auditório do Sistema Ocemg.
A abertura do seminário foi conduzida por Ronaldo Scucato, Presidente do Sistema Ocemg, e Eduardo Lima Queiroz, Coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB. Em seguida, um painel sobre as Relações Institucionais e Governamentais no Contexto do Sistema Ocemg foi apresentado por Isabela Perez, Gerente-Geral do Sistema Ocemg, e Geraldo Magela, Assessor institucional do Sistema.
Destacando a importância da educação política para o desenvolvimento sustentável, o Cientista Político Humberto Dantas ministrou uma palestra sobre o tema.
A voz do Procurador-Geral
Ancorada na atividade-fim do MPC-MG, a palestra foi especialmente focada na orientação aos gestores municipais, destacando a necessidade de compreenderem e promoverem o cooperativismo em suas comunidades. O objetivo principal foi caracterizar o cooperativismo e sua relação com o MPC-MG, além de apresentar a posição e as atribuições institucionais do Órgão Ministerial dentro da estrutura orgânica do Estado.

Barenco enfatizou a importância do MPC-MG no Estado Democrático de Direito, indo além de sua função punitiva e repressiva, e demonstrou como suas ações colaborativas com os gestores municipais contribuem para a concretização do interesse público. Salientou também que, ao estabelecer uma relação próxima com os gestores, o MPC-MG busca não apenas corrigir irregularidades, mas também orientar e apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a prosperidade das comunidades locais.
A palestra de Marcílio Barenco foi, portanto, um chamado à ação para os gestores municipais e para o setor cooperativista, destacando a importância de uma atuação conjunta e consciente para o fortalecimento da democracia, da economia local e do bem-estar social.