Popup do evento
Rumo à COP30: MPC-MG participa de debate internacional sobre resiliência urbana e segurança hídrica  
Publicação em 6 de junho de 2025
A Procuradora do MPC-MG Maria Ceclia Borges e sua Assessora, Cecília Henriques. Acervo pessoal.

O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, representado pela Procuradora Maria Cecília Borges participou do Seminário Internacional Águas para o Futuro, realizado em Belo Horizonte, nos dias 03 a 05 de junho de 2025, com o subtema:  cidades resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas. Na ocasião, também esteve presente sua Assessora, Cecília Henriques.  

Como preparatório para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), o evento contou com a participação de representantes da sociedade civil e do meio acadêmico, gestores públicos, empresários, lideranças de diversos países e da Unesco, unidos pelo propósito comum de desenvolvimento socioambiental.  

O eixo comum nas reflexões: a essencialidade da água e a urgência das medidas voltadas à segurança hídrica e à necessidade de remodelar comportamentos nos caminhos para soluções sustentáveis: da escassez à abundância de água, tendo apresentado novos projetos reconhecidos internacionalmente para produção de água, por meio de soluções baseadas na natureza.  

Convidada pela organização do evento, a Procuradora Maria Cecília fez uma breve entrevista, destacando quão caro é a temática do Seminário para todos e para o MPC. 

Saiba mais 

O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada “família COP”, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.