Na última segunda-feira, 13, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) homenageou o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Mauri Torres. No evento, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais foi representado pelo Procurador-Geral, Marcílio Barenco, pelo Subprocurador-Geral, Daniel Guimarães, e pelas Procuradoras Cristina Melo e Elke Moura.


Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco. 13 Fev. 2023. Foto: TJMG.


A cerimônia, que foi conduzida pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi realizada no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG.
Além do Presidente do TJMG, a mesa de honra foi composta pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; pelo Deputado Federal Rodrigo de Castro; pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Estadual Tadeu Martins Leite; pelo 1° Vice-Presidente do TJMG, Desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; pelo 2º Vice-Presidente do TJMG, Desembargador Renato Luís Dresch; pela 3ª Vice-Presidente do TJMG, Desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; pelo Corregedor-Geral de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; pela Defensora-Pública Geral de Minas Gerais, Raquel Dias; pelo Procurador-Geral de Justiça Adjunto Administrativo, Carlos André Mariani Bittencourt; pelo Superintendente Administrativo Adjunto do TJMG, Desembargador Geraldo Augusto de Almeida.
Após a composição da mesa, houve apresentação do Conjunto de Cordas da Orquestra Jovem do TJMG, com execução dos Hinos Nacional e do Poder Judiciário.
Na homenagem, o Desembargador José Arthur Filho fez a entrega de placa do TJMG com os seguintes dizeres: “O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais homenageia Mauri José Torres Duarte, que, honrando o compromisso há muito assumido como o povo mineiro, foi voz e ação, articulação e entendimento, tradição e avanço, decisão e autoridade, e autêntica representação da sociedade ao longo de sua trajetória na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais”.
Em sua fala, Mauri Torres ressaltou a necessidade do diálogo e do respeito às divergências em busca do bem social: “Tudo foi através do diálogo, do entendimento e da busca do consenso. Eu acho que isso é fundamental na nossa vida. Eu tenho certeza de que todos nós que estamos aqui defendemos a democracia, a liberdade, o respeito a todos, principalmente o direito de cada um de se expressar da maneira que acha peculiar, (…) todos nós temos o compromisso da melhoria dos Municípios, dos Estados e do País (…), temos que ter o mesmo objetivo, que é o crescimento, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida”.
O mandato do Conselheiro Mauri Torres como Presidente do TCE-MG termina na próxima quarta-feira, 15, quando toma posse o Conselheiro Gilberto Diniz.
A cerimônia foi transmitida pelo canal do YouTube do TJMG. Você pode assisti-la aqui.