O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais está presente no 8º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon), realizado entre os dias 12 e 15, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió (AL). O evento é promovido pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), com o apoio do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL). Na ocasião, o MPC-MG é representado pelo Subprocurador-Geral e 1º Diretor Executivo da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Daniel Guimarães, e pela Procuradora-Ouvidora, Elke Moura.

Com o tema “Controle Externo Constitucional, Simetria e Inteligência Institucional na Era Digital”, o Conacon 2025 discute os desafios e oportunidades da atuação dos Tribunais de Contas diante das transformações tecnológicas e da complexidade crescente da gestão pública, destacando a importância da simetria institucional, da inteligência estratégica e da governança sólida.
A solenidade de abertura foi conduzida pelo Presidente do TCE-AL, Conselheiro Fernando Toledo, seguida de apresentação do Coro “Contas e Cantos”, do TCE-AL. Posteriormente, houve palestra magna ministrada pela Professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, referência nacional no Direito Administrativo, que abordou “A Discricionariedade Administrativa e o Alcance do Controle de Legitimidade Feito pelos Tribunais de Contas”. Na ocasião, também foram homenageados os 27 Auditores de Controle Externo da Corte de Contas alagoana.
Segundo a Presidente da ANTC, Thaisse Craveiro, o Conacon é um espaço estratégico de construção coletiva, voltado ao fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas e à modernização do controle externo, sempre em sintonia com os princípios constitucionais e as demandas sociais.


Além das autoridades mencionadas, marcam presença o Vice-Presidente do TCE-AL, Conselheiro Otávio Lessa, representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); o Subprocurador-Geral do MPC-AL, Ricardo Schneider; o Procurador do MPC-AL Gustavo Henrique Albuquerque Santos; o Procurador-Geral do MPC-AL e 2º Tesoureiro da Ampcon, Enio Pimenta; o Procurador-Geral do MPC-PR e 2º Diretor Executivo da Ampcon, Gabriel Guy Léger; entre outras autoridades do controle externo e dos três poderes.