Procuradores do MPC-MG acompanham ações da Operação Saúde, na Sala de Comando e Controle do TCE-MG
Publicação em 6 de novembro de 2025

Nesta quarta-feira, 5, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Marcílio Barenco, e a Procuradora do MPC-MG e 1ª Tesoureira da Ampcon, Cristina Andrade Melo, acompanharam os trabalhos da Sala de Comando e Controle da Operação Saúde, conduzida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Os participantes da reunião. Foto: Ana Lima | MPC-MG

A Sala de Comando centraliza, em tempo real, os dados enviados pelas equipes de auditores que realizam, de forma simultânea e sem aviso prévio, vistorias em unidades de saúde localizadas em diferentes regiões do Estado. O enfoque da operação é monitorar a prestação de serviços públicos essenciais e contribuir para o aperfeiçoamento da política de saúde. 

Monitoram a operação o Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo, o Vice-Presidente, Conselheiro Agostinho Patrus; o Corregedor, Conselheiro Gilberto Diniz; o Ouvidor, Conselheiro em exercício Adonias Monteiro; e os Conselheiros em exercício Telmo Passareli, Hamilton Coelho e Licurgo Mourão, além dos auditores responsáveis pela fiscalização. A presença institucional do Ministério Público de Contas evidencia o compromisso do órgão com a análise técnica das informações levantadas, a atuação preventiva e o acompanhamento dos desdobramentos decorrentes da auditoria. 

Já na manhã desta quinta-feira, 6, o Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Jorge Oliveira, também esteve na Sala de Comando e Controle para acompanhar o andamento da operação, reforçando a articulação entre os órgãos de controle no monitoramento das políticas públicas de saúde

A Operação Saúde segue em andamento, com novas vistorias programadas em unidades públicas de urgência e atenção hospitalar distribuídas por diversas mesorregiões do Estado.