A Procuradora do MPC-MG Elke Andrade Soares de Moura tomou posse hoje, 19, como Ouvidora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e desempenhará as atribuições da Ouvidoria até 31 de maio de 2024.
Elke Moura foi nomeada pela Portaria PG nº 12/2023 após a instituição da Resolução MPC-MG nº 31/2023, que criou a Ouvidoria e foi aprovada pelo Colégio de Procuradores na reunião realizada em 7 de junho de 2023.
Para a Procuradora, “a Ouvidoria é mais um importante canal de participação do cidadão nas atividades que um órgão desenvolve, seja para manifestar seu descontentamento com a prestação de determinado serviço, fazer elogios ou mesmo para contribuir com o aperfeiçoamento dos trabalhos realizados, consistindo em relevante ferramenta de gestão e de fortalecimento do Estado Democrático de Direito. É essencial que os órgãos públicos se aproximem cada vez mais da sociedade, destinatária dos serviços que prestam, ampliando a transparência e os instrumentos para o exercício efetivo da cidadania ativa”.
Primeira Ouvidora do MPC-MG, Elke Moura terá o desafio de implementar toda a sistemática de Ouvidoria no Órgão Ministerial, tais como abertura de canal de comunicação e sistemas de informação interno e externo.