Na manhã de hoje, 24, a Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais Maria Cecília Borges, a convite do Vice-Governador do Estado, Mateus Simões, participou de uma visita na Estação de Tratamento de Águas Fluviais (Etaf) Pampulha, operada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Na ocasião, foi feito o anúncio de novas obras de preservação da Lagoa da Pampulha, pelo governo estadual, por meio de um investimento da Copasa.

O Vice-Governador estava acompanhado do Diretor-Presidente da Copasa, Fernando Passalio, e da Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Costa, bem como da equipe técnica da Companhia.
Foi feita visita às instalações da Etaf Pampulha, desde a chegada das águas dos principais afluentes, os córregos Ressaca e Sarandi, bem como o percurso desse tratamento, que já vem sendo realizado com êxito, retirando lixo, sedimentos e esgoto desses cursos d´água, antes de seu despejo no corpo hídrico da Lagoa da Pampulha.
Além da Etaf, que já está em operação há mais tempo, o MPC-MG, por meio da Procuradora Maria Cecília Borges, vem realizando um trabalho de acompanhamento, junto com o Ministério Público Federal, das medidas que vem sendo adotadas pela Copasa, desde 2022, na Bacia Hidrográfica da Pampulha, cobrando eficiência nas ações da estatal.
Tais medidas foram propostas em um plano de trabalho, objeto de acompanhamento conjunto pelos Ministérios Públicos, consistente na realização de milhares de ligações de esgoto na Bacia Hidrográfica, na tentativa de eliminar o aporte de esgoto doméstico e industrial, notadamente por meio dos córregos afluentes, à Lagoa da Pampulha.
A Procuradora salienta mais uma vez o dever constitucional de todos de zelar por este patrimônio que, além das montanhas de Minas, é Patrimônio da Humanidade.
📝 Por gabinete da Procuradora Maria Cecília Borges.

