Popup do evento
Procuradora Corregedora do MPC-MG participa do Corregedoria Day  
Publicação em 8 de maio de 2025

O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, representado por sua Procuradora Corregedora, Sara Meinberg, marcou presença na abertura do Corregedoria Day, realizado hoje, 8, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Com o tema “Juntos pela saúde mental: o Tribunal mais forte”, a edição deste ano foi dedicada ao cuidado com a saúde emocional no âmbito institucional.  

Além de Sara Meinberg, o dispositivo de honra foi composto pelo Presidente do TCE-MG, Durval Ângelo, e pelo Corregedor, Gilberto Diniz. Ainda, estiveram presentes no evento os Conselheiros em exercício Licurgo Mourão e Adonias Monteiro, além de servidores e colaboradores.  

Em sua fala inicial, o Corregedor do TCE-MG, Gilberto Diniz, destacou a necessidade de se pautar a gestão pública pela promoção da saúde mental, especialmente no âmbito do trabalho. Diniz mencionou ainda o avanço institucional que representa o fato de todos os Tribunais de Contas já contarem com Corregedorias próprias. Concluiu enfatizando o papel dessas estruturas na disseminação de boas práticas e na consolidação de uma cultura organizacional mais saudável.  

O Corregedor do TCE-MG, Conselheiro Gilberto Diniz. Foto: MPC-MG.

A Procuradora Sara Meinberg, por sua vez, ressaltou que o papel da Corregedoria vai além da função correcional, abrangendo também a orientação e o cuidado com os servidores. Segundo ela, a estabilidade emocional é tão essencial quanto a capacidade técnica, pois sem equilíbrio psicoemocional não se sustenta o desempenho profissional diante dos desafios cotidianos. “Somos sujeitos a erros, mas o que se espera é que reconheçamos nossos erros”, afirmou. Defensora da criação de ambientes institucionais acolhedores, Meinberg sublinhou que o bem-estar emocional é alicerce para a paz interior – e esta, por sua vez, o caminho para a realização pessoal e felicidade.   

A Procuradora Corregedora do MPC-MG, Sara Meinberg, durante seu discurso. Foto: MPC-MG.

Já o Conselheiro Presidente do TCE-MG, Durval Ângelo, também reforçou a necessidade de se promover o respeito às diferenças e o cuidado com o outro como pressupostos de um ambiente de trabalho saudável. Ao tratar do paradoxo da tolerância, enfatizou a importância de instituições que cultivem o bem-estar e evitem situações de exclusão ou hostilidade no convívio profissional.  

O Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo. Foto: MPC-MG.

A programação do Corregedoria Day contou com palestras nos dois turnos. Pela manhã, o psiquiatra e nutrólogo Frederico Porto abordou a promoção da saúde mental no ambiente institucional, enquanto o ex-desembargador do Tribunal Regional do Trabalho e ex-ministro do Estado do Trabalho Caio Vieira de Mello trouxe uma análise jurídica das causas de adoecimento mental no Tribunal. À tarde, foi a vez de o psiquiatra William Pereira Alves falar sobre promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, encerrando-se o ciclo com apresentação da psicóloga Mirtes Conrado Sampaio a respeito dos princípios éticos nas relações interpessoais como caminho possível para a construção da saúde emocional.