Popup do evento
Procurador-Geral visita operação do TCE-MG na área de saúde
Publicação em 6 de novembro de 2024

Na tarde de ontem, 6, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e autoridades do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) visitaram a Sala de Comando e Controle da “Operação Ordenada da Saúde”, auditoria voltada à fiscalização de unidades de saúde pública em todo o Estado. A sala recebe em sua plataforma dados e informações enviados por analistas que estão fiscalizando os Municípios in loco.   

Na ocasião, estiveram presentes o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco; o Presidente do TCE-MG, Conselheiro Gilberto Diniz; o Vice-Presidente, Conselheiro Durval Ângelo; o Conselheiro Agostinho Patrus e o Conselheiro em exercício Licurgo Mourão; além de servidores envolvidos na operação.  

À frente, Licurgo Mourão, Marcílio Barenco, Gilberto Diniz, Durval Ângelo e Agostinho Patrus. 6 nov. 2024. Foto: TCE-MG.

Durante a reunião, Marcílio Barenco destacou a importância da fiscalização, ressaltando que a operação serve de alerta aos gestores para que ocorra efetiva implantação das políticas de saúde pública: 

Lucurgo Mourão e Marcílio Barenco. 6 nov. 2024. Foto: TCE-MG.

“O que se apresenta é uma projeção de efetividade do trabalho do Tribunal. É uma inovação, uma auditoria concomitante em uma importante política pública, com papel pedagógico preventivo ao não se anunciar previamente os locais, definindo os jurisdicionados a serem fiscalizados por critérios de inteligência, com matrizes de imparcialidade, de forma que todas as unidades do Estado vão se preparar para uma possível visita, sanando irregularidades e melhorando a política pública prestada para a sociedade”, afirmou Barenco.