Popup do evento
Procurador-Geral do MPC-MG recebe homenagem do MPMG 
Publicação em 23 de fevereiro de 2024

Aconteceu, na tarde de hoje, 22, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), cerimônia de abertura dos trabalhos e apresentação dos resultados do Projeto MP Itinerante, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). 

Na ocasião, houve a entrega de homenagem a autoridades e colaboradores que contribuíram para o projeto. O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, foi um dos agraciados, sendo representado pelo Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral, Éverton Moebus. A homenagem foi entregue pelo Promotor de Justiça e Coordenador da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (Arcco-MG), Daniel de Sá Rodrigues. 

Da esquerda para a direita: o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, o Promotor de Justiça e Coordenador da Arcco-MG, Daniel de Sá Rodrigues, o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do MPC-MG, Éverton Moebus, o Coordenador-Geral da Cimos, Promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, e a Ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus. 23 fev. 2024. Foto: MPC-MG.

Na cerimônia, foi assinada a Resolução PGJ, que transformou a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) em Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), além da posse de dois Coordenadores Regionais. Houve, ainda, a assinatura de Termos e Protocolos de Intenções. 

O dispositivo de honra da cerimônia. 23 fev. 2024. Foto: MPC-MG.

O dispositivo de honra foi composto pelo Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; pela Presidente do TRF-6, Mônica Sifuentes; pela 3ª Vice-Presidente do TJMG, Desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; pelo Deputado Estadual Coronel Henrique; pela Defensora-Pública Geral de Minas Gerais, Raquel Dias; pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá e Mello Jacometti; pelo Corregedor-Geral Adjunto do MPMG, Mauro Flávio Ferreira Brandão; pela Presidente do Servas, Christiana Renault; pelo Coordenador-Geral da Cimos, Promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima; e pela Ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus. Também estiveram presentes autoridades do Ministério Público mineiro, dos Poderes Executivo e Legislativo, além de outras instituições parceiras. 

A placa de homenagem. 23 fev. 2024. Foto: MPC-MG.

No evento, foram apresentados resultados do Projeto, que demonstraram sua importância tendo em vista a proximidade das pessoas, especialmente de cidades interioranas. Em seu discurso, o Coordenador-Geral da Cimos, Promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, citou a necessidade de o Ministério Público ser conhecido não somente como órgão de poder, mas como uma instituição que busca a resolução de problemas sociais, visando atender cada realidade conforme suas circunstâncias e peculiaridades. Por sua vez, o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares, citou exemplos de visitas a cidades nas quais se buscou não somente aproximar o Ministério Público da população, mas apresentar soluções para suas demandas.  

A cerimônia foi transmitida pela TV MPMG. Confira aqui