Aconteceu, na tarde de hoje, 22, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), cerimônia de abertura dos trabalhos e apresentação dos resultados do Projeto MP Itinerante, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).
Na ocasião, houve a entrega de homenagem a autoridades e colaboradores que contribuíram para o projeto. O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, foi um dos agraciados, sendo representado pelo Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral, Éverton Moebus. A homenagem foi entregue pelo Promotor de Justiça e Coordenador da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (Arcco-MG), Daniel de Sá Rodrigues.

Na cerimônia, foi assinada a Resolução PGJ, que transformou a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) em Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), além da posse de dois Coordenadores Regionais. Houve, ainda, a assinatura de Termos e Protocolos de Intenções.
O dispositivo de honra foi composto pelo Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; pela Presidente do TRF-6, Mônica Sifuentes; pela 3ª Vice-Presidente do TJMG, Desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; pelo Deputado Estadual Coronel Henrique; pela Defensora-Pública Geral de Minas Gerais, Raquel Dias; pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá e Mello Jacometti; pelo Corregedor-Geral Adjunto do MPMG, Mauro Flávio Ferreira Brandão; pela Presidente do Servas, Christiana Renault; pelo Coordenador-Geral da Cimos, Promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima; e pela Ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus. Também estiveram presentes autoridades do Ministério Público mineiro, dos Poderes Executivo e Legislativo, além de outras instituições parceiras.
No evento, foram apresentados resultados do Projeto, que demonstraram sua importância tendo em vista a proximidade das pessoas, especialmente de cidades interioranas. Em seu discurso, o Coordenador-Geral da Cimos, Promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, citou a necessidade de o Ministério Público ser conhecido não somente como órgão de poder, mas como uma instituição que busca a resolução de problemas sociais, visando atender cada realidade conforme suas circunstâncias e peculiaridades. Por sua vez, o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares, citou exemplos de visitas a cidades nas quais se buscou não somente aproximar o Ministério Público da população, mas apresentar soluções para suas demandas.
A cerimônia foi transmitida pela TV MPMG. Confira aqui.