Na tarde desta terça-feira, 29, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Marcílio Barenco, recebeu a visita institucional do Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) e Vice-Presidente de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) na gestão 2024-2025.

O encontro ocorreu na sede da Procuradoria-Geral do MPC-MG, em Belo Horizonte, e reforçou o diálogo entre as instituições de controle externo, especialmente na troca de experiências e boas práticas voltadas ao aprimoramento da gestão pública e à transparência.
Natural de Belo Horizonte, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior é Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis. No TCE-SC, já exerceu os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral, e possui ampla trajetória no serviço público, com passagens pela Receita Federal e por Administrações estaduais e municipais.
Para o Procurador-Geral, Marcílio Barenco, a aproximação entre membros dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos de Contas fortalece o sistema de controle e contribui para o aperfeiçoamento das práticas institucionais.
“A interação entre membros dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos de Contas é essencial para o fortalecimento do controle externo e para o aperfeiçoamento das nossas práticas institucionais. Encontros como este permitem a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas em prol da boa governança pública e da defesa do interesse coletivo.”
