Hoje, 14, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco, realizou visitas institucionais fortalecendo parcerias e ampliando o diálogo com diferentes instituições do controle externo e inovação.
Barenco esteve na Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco (MPC-PE), acompanhado pelo Procurador-Geral do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPC-AL) e 2º Tesoureiro da Ampcon, Enio Pimenta. Eles foram recepcionados pelo Procurador-Geral do MPC-PE, Ricardo Alexandre de Almeida Santos, onde dialogaram sobre boas práticas institucionais e iniciativas conjuntas para o fortalecimento da atuação dos MPCs no país. Os Procuradores do MPC-PE Maria Nilda Silva e Gilmar Lima, também participaram do encontro.
A agenda também incluiu visita institucional ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e Vice-Presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Carlos da Costa Pinto Neves Filho, e ao Conselheiro do TCE-PE Ranilson Brandão Ramos. O encontro abordou temas relacionados à transparência, modernização do controle externo e colaboração entre as instituições de fiscalização dos recursos públicos.
Por fim, foi realizada ainda uma visita técnica ao Porto Digital de Recife, um dos principais ecossistemas de inovação e tecnologia do Brasil, onde foram discutidas iniciativas para aprimorar a eficiência do setor público por meio da tecnologia. Nesse sentido, o Procurador-Geral do MPC-PE acompanhou os Procuradores-Gerais do MPC-MG e MPC-AL, que conheceram as instalações da empresa Pitang, especializada em soluções tecnológicas para a gestão pública.
A voz do MPC
Para o Procurador-Geral do MPC-PE, “é um privilégio sediar o maior ecossistema de tecnologia da América Latina, um conjunto de iniciativas que há 24 anos vem desenvolvendo uma série de ações que podem contribuir sobremaneira com o Controle Externo e as atividades de fiscalização”.
Por sua vez, o Procurador-Geral do Parquet de Contas mineiro ressaltou a importância dos encontros: “O Porto Digital é um exemplo de como a inovação pode transformar a Administração Pública e contribuir para a eficiência da fiscalização e do Controle Externo. Ao conhecermos de perto esse ecossistema, ampliamos nossa visão sobre como a tecnologia pode ser aplicada para aprimorar a atuação dos Ministérios Públicos de Contas, fortalecendo a transparência, a análise de dados e a prevenção de irregularidades. Esse intercâmbio é fundamental para que possamos incorporar soluções inovadoras que tornem nosso trabalho cada vez mais estratégico e eficaz”.