Popup do evento
Procurador-Geral do MPC-MG prestigia solenidade de posse da Defensora Pública-Geral  
Publicação em 30 de abril de 2024

Na noite de ontem, 29, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, prestigiou a solenidade de posse da Defensora Pública-Geral, Raquel da Costa Dias. Representando o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, compareceu o Conselheiro Presidente, Gilberto Diniz.  

O Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco e a Defensora Geral-Pública, Raquel da Costa Dias. 20 abr. 2024. Acervo pessoal.

A cerimônia, conduzida pelo Governador Romeu Zema, ocorreu no Auditório da Unidade I da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em Belo Horizonte. Também estiveram presentes o Defensor Público-Geral em exercício, Nikolas Stefany Macedo Katopodis; o Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa (ALMG), Antonio Carlos Arantes; o Corregedor-Geral de Justiça e Presidente eleito do Tribunal de Justiça (TJMG), Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) Lincoln Rodrigues de Faria; a Procuradora de Justiça do Ministério Público (MPMG) Élida de Freitas Resende; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), Desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJMMG), Desembargador Jadir Silva; o Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Sérgio Leonardo; entre outras autoridades.  

O dispositivo de honra da cerimônia.

O discurso  

Em seu discurso de posse de seu segundo mandato, relembrando as ações concluídas no primeiro, Raquel Dias citou Abílio Diniz: “Nossos pensamentos viram ações. Nossas ações viram hábitos. Nossos hábitos viram o nosso caráter. E nosso caráter vira nosso destino”. Ela mencionou o salto de pouco mais 5 milhões para mais de 8,3 milhões de prestações jurídicas, sendo mais de 20 mil atendimentos extrajudiciais, considerando apenas os projetos institucionais.    

A Defensora Pública-Geral também relembrou que nesses dois anos foram mais de 25 mil pessoas capacitadas, entre público interno e externo. Com a expansão do sistema de cooperações, a Defensoria Pública chegou a 27 unidades novas ou em novos endereços no interior.    

Destacou, ainda, que durante a primeira gestão houve a abertura do nono concurso para ingresso na carreira de Defensora e Defensor Público e o inédito concurso para servidoras e servidores da Instituição. Raquel Dias também ressaltou a preparação de mulheres para serem lideranças comunitárias, além de preparação em parceria com o Senac.  

Sobre a Defensora Pública-Geral  

Raquel da Costa Dias foi reeleita pela Classe no dia 19/4) para o segundo mandato de Defensora Pública-Geral de Minas Gerais, biênio 2024-2026. Ela obteve 547 votos, o equivalente a 84,87% do total. Votaram 646 Defensoras e Defensores Públicos aptos.  

Natural de Belo Horizonte, Raquel da Costa Dias ingressou na carreira de Defensora Pública em 2005, aprovada no IV Concurso de Ingresso na Carreira de membros da DPMG. Antes, atuou como Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.  

Fonte: DPMG   

Defensor Público-Geral então em exercício, Nikolas Stefany Macedo Katopodis
Os participantes do evento.