Na manhã desta segunda, 8, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, integrou a solenidade de abertura da Semana Mineira de Controle Interno 2023.

Maior evento de controle interno do país, promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, nesta segunda edição, a Semana reúne especialistas renomados para debater sobre as soluções e os desafios contemporâneos enfrentados pela Auditoria Interna Governamental, pela Correição Administrativa, para promoção da transparência, do controle social e da integridade pública e privada.
Além do Procurador-Geral do MPC-MG, participaram da solenidade Rodrigo Fontenelle, Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, anfitrião do evento; o Conselheiro Gilberto Diniz, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; entre outras autoridades do controle e da segurança.

Em sua fala, Marcílio Barenco ressaltou que o momento que o país vive exige a crítica construtiva interna a que o evento se propõe, mas requisita, sobretudo, a difusão dessa crítica e dessa cultura do controle interno para os 853 Municípios mineiros, que muitas vezes têm na figura de um Controlador Interno, num cargo ad nutum de confiança, a única instância de autocontenção daquele Município.
E prosseguiu:
“Há necessidade de profissionalização, com criação de carreiras em todos os Municípios do Estado, para que essa cultura do controle e da integridade seja cada vez mais presente e permanente nas gestões dos governos. Então, nesse sentido, eu quero dizer que é importante este evento, com a finalidade de reiterar a necessidade de profissionalização e tecnicismo no controle interno, reforçar os laços de controle e de interesse público, seja de controle externo seja de controle interno das instituições e dos órgãos.”
Com duração de cinco dias, o congresso ocorre na Cidade Administrativa e conta com debates e workshops e palestras. A Assessora da Procuradoria-Geral do MPC-MG, Maria Tereza Dias, conferirá palestra amanhã, 9.