Na manhã de hoje, 8, aconteceu no Tribunal de Contas da União, em Brasília, a cerimônia de posse da Procuradora-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), Cristina Machado, como Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), na gestão 2024-2025.
O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, que também é Vice-Presidente da Região Sudeste do CNPGC, prestigiou o evento. Além dele, estiveram presentes o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas dos Municípios de Goiás (MPCM-GO), Henrique Pandim Barbosa Machado, o Ministro do Tribunal de Contas da União Antonio Anastasia, a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão, entre outras autoridades.

A solenidade teve abertura com a palavra do Ministro Antonio Anastasia, que dedicou seu discurso às mulheres, referenciando o Dia Internacional da Mulher. Em seguida, discursou Celina Leão, que atentou para a luta das mulheres, apontando que a data não é somente simbólica, mas que carrega um peso maior: “o movimento de mulheres é aquele que permite que a gente possa ter liberdade de viver e de não morrer simplesmente por que é mulher”.
Na sequência, houve debate moderado pela jornalista Giuliana Morrone, com a participação de Celina Leão; da Subprocuradora-Geral da República, Raquel Dodge; da Procuradora-Geral Adjunta de Contas do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias; e da Procuradora Federal e Coordenadora-Geral de Assuntos Internacionais e Judiciais da Consultoria Jurídica do Ministério dos Direitos Humanos, Manuelita Hermes. A discussão, com o tema “O Protagonismo Feminino e seus Desafios”, objetivou trazer reflexões sobre quais espaços de poder a mulher tem ocupado na sociedade, especialmente na Administração Pública.
O evento foi encerrado com o discurso de posse da Presidente eleita, que falou sobre sua trajetória, agradeceu aos seus pares pela confiança depositada e finalizou falando sobre expectativas para sua gestão.