O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, marcou presença no II Congresso MPC/RR – Povos Originários e Direitos Humanos, que ocorreu na última semana, nos dias 17 e 18.

O evento, de realização do Ministério Público de Contas do Estado de Roraima, aconteceu no Teatro Municipal de Boa Vista. Com a temática “Povos Originários e Direitos Humanos – Amazônia: A Última Fronteira entre os Direitos de um País Sustentável e a Defesa Indigenista”, o congresso foi voltado para profissionais e acadêmicos, além de interessados pelo tema e servidores dos Ministérios Públicos de Contas e Tribunais de Contas do país.
Objetivando debates sobre preservação ambiental, combate à crise humanitária yanomami, crime organizado e o garimpo ilegal, o congresso também contou com apresentações culturais e a entrega da Medalha Cruviana, para parceiros que colaboraram com o desenvolvimento do MPC-RR. Entre as autoridades que prestigiaram a entrega das homenagens, estava a Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana. O evento foi transmitido pela TV Assembleia de Roraima por meio do canal 57.3 e pelas redes sociais da Assembleia Legislativa de Roraima.

