O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, participou, na manhã da última quarta-feira, de Encontro Técnico promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
Com o tema “O TCE-MG e os municípios: o benefício do controle para a transformação das cidades mineiras”, o evento, realizado no auditório Vivaldi Moreira, do Tribunal de Contas de Minas, foi encerrado hoje e equivale ao último da série de 2022. Ao longo do ano, o Projeto contou com sete ciclos de encontros técnicos nas diversas macrorregiões do Estado de Minas Gerais.

Da esquerda para a direita:
Cristiana de Lemos Souza Prates, Luiza Menezes, Mauri Torres, Marcílio Barenco e
Tadahiro Tsubouchi. 9 nov 2022. Foto: TCE-MG.
Além do Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, compuseram a mesa de honra o Presidente do TCE-MG, Conselheiro Mauri Torres, a Subcontroladora de Auditoria do Município de Belo Horizonte (PBH), Cristiana de Lemos Souza Prates, representando o Prefeito, Fuad Noman; a Diretora da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Prefeita de Nepomuceno, Luiza Menezes, representando, o Presidente Marcos Vinícius Bizarro; e o Assessor Jurídico da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH (Granbel), Tadahiro Tsubouchi, representando a Presidente, Ilce Alves Rocha Perdigão. O Procurador do MPC-MG Glaydson Massaria também participou do evento.

9 nov 2022. Foto: TCE-MG.
Os encontros técnicos fazem parte do Programa “O Tribunal de Contas e os Jurisdicionados”, e foi instituído em 2010 com o objetivo de “promover maior interação com a sociedade, jurisdicionados e instituições e, ao mesmo tempo, intensificar o papel pedagógico e preventivo do TCE-MG”.
No encontro, Marcílio Barenco atentou para a extensão estadual e o árduo trabalho necessário para a fiscalização: “Os encontros técnicos são uma relação de proximidade que o Tribunal exerce com os jurisdicionados numa ideia de Administração Pública dialógica, ou seja, de uma relação na qual o Tribunal expede normas e orienta os seus jurisdicionados para a execução da Lei e dos ditames constitucionais de acordo com a qualidade do serviço público. Garantir essa relação de proximidade diante de um Estado enorme, com 853 Municípios, é um trabalho hercúleo do Tribunal de Contas. Nós temos visto nos últimos anos, sobretudo, nas últimas gestões, em que esteve à frente o Conselheiro Mauri Torres, o uso da tecnologia em favor do controle e dessa política de proximidade”.

9 nov 2022. Foto: TCE-MG.
Dr. Marcílio ressaltou ainda a necessidade de se avançar na qualidade do serviço público: “Nós, que atuamos no Ministério Público de Contas perante o Tribunal de Contas como fiscal da Lei, temos visto que essa melhoria da qualidade do corpo técnico só é possível mediante o diálogo permanente”.
O encontro técnico está disponível no canal do TCE-MG no YouTube.