O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais participou do I Seminário Setelagoano de Prevenção à Fraude e Combate à Corrupção”, realizado dia 06/06/2019, na Faculdade Santo Agostinho (FASASETE) e em parceria com a Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e o Observatório Social do Brasil – Seção Sete Lagoas.
O Procurador Daniel de Carvalho Guimarães apresentou o tema “O MPCMG e o controle dos comportamentos desviantes” oportunidade na qual traçou os atuais contornos da instituição MPCMG e expôs alguns exemplos exitosos de atuação ministerial no controle preventivo e repressivo de ilicitudes. “Temos muito a contribuir na melhoria do controle externo sobre as contas públicas. Se vivemos momentos de crise fiscal e financeira e de aparente falência do Estado, é sinal de que o controle externo falhou”, destacou o Procurador. “O MPC deve ser o ator a fazer a diferença na melhoria do controle externo e para isso ele conta com o apoio inestimável da sociedade civil, muito bem representada aqui pelo movimento do Observatório Social do Brasil em Sete Lagoas”, completou Guimarães.
O evento foi ainda enriquecido com apresentações sobre o trabalho da Polícia Federal, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, do Observatório Social do Brasil em Sete Lagoas e do mercado privado de compliance, forma de atuação nova fundamental na prevenção de ilícitos.
