Como parte do aprimoramento contínuo da Política de Integridade do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, a Comissão Permanente de Integridade reuniu-se na última sexta, 14, com a Subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social, Soraia Dias, e a Superintendente Central de Integridade e Controle Social, Tatiane de Jesus, ambas da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG).

Durante a reunião, as gestoras da CGE-MG apresentaram detalhadamente aos integrantes da Comissão o Sistema Eletrônico de Gestão da Política Mineira de Promoção da Integridade (SisPMPI), cujo código-fonte é disponibilizado pelo Órgão para outras instituições, entidades e entes federativos que desejam implementar ferramenta digital semelhante.
O Diretor do MPC-MG e Presidente da Comissão de Integridade, André Tebit, destacou a importância desse encontro para a troca de conhecimentos e experiências que contribuam para a implementação de ações de integridade no MPC-MG.

A Comissão Permanente de Integridade do MPC-MG
Instituída pela Resolução MPC-MG nº 22, de 26 de maio de 2022, a Comissão é composta por um servidor de cada Coordenadoria e de cada Gabinete do MPC-MG, indicado pelo respectivo Procurador, a ser presidida pelo Diretor, nomeados pelo Procurador-Geral. Sua função é elaborar o Programa de Integridade do Órgão Ministerial e apoiar o desenvolvimento de ações de integridade.
O que é o SisPMPI?
Trata-se de um sistema desenvolvido pela CGE-MG composto por quatro módulos (formulação, execução, monitoramento e avaliação), cada qual desempenhando funções com perfis de usuários específicos. Priorizando as diretrizes de simplificação de processos e usabilidade intuitiva, o objetivo do SisPMPI é auxiliar órgãos e entidades na elaboração e gestão de seus programas e planos de integridade.