Na tarde de hoje, 4, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais realizou cerimônia de Posse Solene na Sala de Reuniões do Colégio de Procuradores. O evento marcou a nomeação de Procuradores para cargos de destaque na instituição, para o biênio 2024-2026.

Os empossados foram: a Procuradora Sara Meinberg, eleita Corregedora; o Procurador Daniel de Carvalho Guimarães, assumindo o cargo de Subprocurador-Geral; a Procuradora Elke Moura, nomeada Ouvidora; e a Procuradora Cristina Andrade Melo, que tomou posse como Editora-Chefe da Controle em Foco: Revista do MPC-MG. Além disso, foram empossados os membros do corpo editorial da Revista: Ana Carolina de Souza e Silva, Maria Tereza Fonseca Dias, Izabella Cunha Veloso e Nara Marques de Oliveira Mattar.
A cerimônia foi prestigiada pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Gilberto Diniz, e contou com a presença de servidores e colaboradores do MPC-MG.
Os Procuradores empossados, além de agradecerem a confiança depositada em si por parte do Procurador-Geral, prestaram o compromisso de servir ao Estado de Minas Gerais, em ato que reforça o compromisso do Parquet de Contas mineiro com a excelência e a transparência na gestão pública, destacando a importância de cada um dos novos ocupantes em suas respectivas funções.
O Procurador-Geral, Marcílio Barenco, após agradecer a presença de todos, destacou a importância da continuidade do trabalho e apontou a posse como uma forma de reafirmar os compromissos institucionais, com a mesma responsabilidade, mesma ética e, sobretudo, a mesma parceria do primeiro mandato.
A primeira empossada foi a Procuradora Corregedora, Sara Meinberg, que afirmou que pretende continuar a estruturação da Corregedoria, em um objetivo maior que é o de fortalecer as ações do MPC-MG na atribuição que lhe foi designada. Em seguida, foi empossado o Procurador Daniel Guimarães, como Subprocurador-Geral, que ressaltou o trabalho realizado na última gestão, ressaltando a importância de sua continuidade. Ele também agradeceu aos presentes e ao Procurador-Geral pela inovação em relação a transformar a Posse em um evento aberto aos servidores e colaboradores.




Posteriormente, foi empossada a Procuradora Ouvidora, Elke Moura. Ela falou da integração da Ouvidoria do MPC-MG à Rede Ouvir-MG e à Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv) e apontou para a importância do Órgão auxiliar, tendo em vista que no primeiro ano de funcionamento já tenham sido realizados mais de 500 atendimentos.


Por fim, foi empossada a Editora-Chefe do periódico do MPC-MG, Cristina Andrade Melo. Ela relembrou a criação da Revista, em 2020, e falou das melhorias já alcançadas nestes primeiros anos, atentando para o objetivo de alcançar boa classificação no Qualis Capes.







Ao final da cerimônia, o Presidente do TCE-MG, Gilberto Diniz, expressou satisfação pela participação no evento, parabenizou os empossados e agradeceu a parceria com o MPC-MG, reforçando a importância de o Parquet Especializado e a Corte de Contas caminharem juntos na defesa do erário público e do interesse público. Por fim, o Procurador-Geral encerrou a cerimônia agradecendo novamente a presença de todos e salientando a importância da cooperação contínua entre todas as partes envolvidas para o sucesso das atividades do MPC-MG.