O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais realizará, no dia 5 de junho, às 14h, no Auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o primeiro Ciclo de Palestras Temáticas de 2025. A atividade integra o 5º Programa de Capacitação do MPC-MG, coordenado pela Procuradora Elke Moura, e é voltada a todos os servidores e colaboradores da instituição.
Com o tema “Desafios e limites do uso da inteligência artificial no âmbito do controle externo”, o evento visa promover reflexões estratégicas sobre os impactos, riscos e potencialidades do uso de mecanismos de inteligência artificial nas atividades de fiscalização e controle.
A abertura da capacitação será realizada pelo Procurador-Geral do MPC-MG e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Marcílio Barenco. Na sequência, Fábio Correa Xavier, Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), abordará o tema: “Uso da inteligência artificial na análise de dados/documentos. limitações éticas e segurança: proteção de dados pessoais, transparência dos processos e risco de viés algorítmico”.
Após, Rainério Rodrigues Leite, Secretário de TI e Evolução Digital do Tribunal de Contas da União (TCU), apresentará a palestra “Uso da inteligência artificial na gestão de informações estratégicas: possibilidades”.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pela plataforma Sympla e os participantes receberão certificado com carga horária de 2h30.
ANOTE NA AGENDA
5º Programa de Capacitação do MPC-MG | 1º Ciclo de Palestras 2025
Data: 05/06/2025
Horário: 14h
Local: Auditório da Escola de Contas do TCE-MG | 1º andar – Prédio Anexo
Público-alvo: servidores e colaboradores do MPC-MG
Inscrições: Sympla