Representando o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, o Procurador-Geral, Marcílio Barenco, marcou presença, no dia 6, na Solenidade de Abertura das Comemorações dos 100 Anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, o evento reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, membros dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos de Contas de todo o Brasil, representantes de órgãos jurisdicionados ao TCESP, além da sociedade civil.

A sessão plenária solene, conduzida pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Renato Martins Costa, homenageou autoridades públicas com a outorga do Colar do Centenário, distinção criada pelo Tribunal de Contas com o objetivo de reconhecer os serviços prestados à instituição centenária. Receberam a honraria:
- Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República
- Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo
- Felício Ramuth, Vice-Governador do Estado de São Paulo
- Michel Temer, ex-Presidente da República
- André do Prado, Deputado Estadual Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- Fernando Antonio Torres Garcia, Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
- Alexandre de Moraes, Ministro Presidente do STF
- André Mendonça, Ministro do STF
- Cristiano Zanin, Ministro do STF
- José Serra, ex-Governador de São Paulo
- Márcio França, ex-Governador de São Paulo
- João Dória, ex-Governador de São Paulo
- Rodrigo Garcia, ex-Governador de São Paulo
- José Tavares, Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas de Portugal
A cerimônia marcou o início de uma série de festividades que visam reconhecer a trajetória histórica da Corte de Contas paulista, além de valorizar a instituição, seus servidores e a sociedade em geral. Entre elas, está o Almoço com o Governador Tarcísio Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, ocorrido no dia 7, do qual também participou o Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco.