Na última sexta-feira, 23, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, representado pelo Subprocurador-Geral, Daniel Guimarães, prestigiou a solenidade de posse da nova gestão do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), que ocorreu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Na ocasião, foram empossados o Desembargador federal Vallisney de Souza, como Presidente, e o Desembargador federal Ricardo Rabelo, como Vice-Presidente e Corregedor Regional da Justiça Federal da 6ª Região. A cerimônia, conduzida pela então Presidente, Desembargadora federal Mônica Sifuentes, reuniu autoridades das três esferas do Poder, nos níveis federal, estadual e municipal, representantes do Ministério Público, de entidades de classes e de associações.

Durante seu discurso, Sifuentes refletiu sobre os desafios enfrentados na instalação do TRF-6, destacando que o sucesso da iniciativa foi fruto de trabalho e dedicação. Para ela, “tudo isso aconteceu com trabalho duro e intenso. (…) O importante foi que, em nenhum momento, nós perdemos o ânimo e a alegria”.
O novo Presidente, por sua vez, após agradecer nominalmente aos setores do TRF-6, delineou os planos para sua gestão:
“Continuaremos nos esforçando para prosseguirmos com os trabalhos da gestão anterior, exitosa gestão da Desembargadora Mônica, para dar cumprimento aos nossos planos de gestão e às metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça e das Recomendações feitas pela Justiça Federal, sem prejuízo na busca por melhores condições de trabalho dos Magistrados, servidores e colaboradores. Também pretendemos racionalizar e reforçar a atividade do julgamento dos recursos, conscientes de que a nossa existência como Órgão do Poder Judiciário federal muito mais se justifica, ou só se justifica, quando ofertamos um serviço judicial célere justo e transformador, seja por meio da jurisdição seja por meio da conciliação ou da mediação.”

O Subprocurador-Geral do MPC-MG teceu palavras de congratulações à antiga e à nova gestão:
“Parabenizo a Desembargadora Mônica Sifuentes e a toda sua equipe pela condução de uma gestão de sucesso reconhecida pelos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Membros do Ministério Público, estimando novos êxitos nos desafios futuros.
Por fim, desejo ao Desembargador Vallisney de Souza, novo Presidente, e ao Desembargador Ricardo Rabelo, empossado Vice-Presidente, e às suas equipes uma gestão próspera de 2024 a 2026 à frente do TRF-6, que desempenha um papel crucial na celeridade e na qualidade das decisões judiciais federais em nosso Estado.”
Assista à cerimônia aqui.