Na tarde de ontem, 3, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, representado pela Procuradora Ouvidora, Elke Moura, marcou presença na solenidade de encerramento da VI Turma do curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Finanças Públicas – modalidade presencial. O curso é oferecido pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

O evento ocorreu no Auditório Vivaldi do TCE-MG e reuniu autoridades do Tribunal, docentes, formandos e seus familiares e amigos. Além de Elke Moura, compuseram a mesa de honra o Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Gilberto Diniz; o regente da Escola de Contas, Conselheiro em exercício Hamilton Coelho; a Diretora da Escola de Contas, Naila Garcia Mourthé; a Coordenadora de Pós-Graduação, Luciana Raso Moraes Sardinha Pinto; o Professor paraninfo, Pedro Henrique Magalhaes Azevedo; a Professora homenageada, Heloísa Helena Nascimento Rocha; e o colaborador homenageado da Escola de Contas, Alex César do Couto.
Estavam presentes também o Vice-Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo; os Conselheiros em exercício Telmo Passareli e Licurgo Mourão; e o Conselheiro substituto Adonias Fernandes Monteiro.
O Presidente do Tribunal, Conselheiro Gilberto Diniz, disse sentir-se honrado pela conquista dos alunos, enaltecendo a importância da Escola de Contas para a formação de agentes públicos comprometidos, de fato, com a ética, o interesse público e a eficiência. O evento prosseguiu com homenagens ao Professor paraninfo, Pedro Henrique Magalhaes Azevedo; à professora homenageada, Heloísa Helena Nascimento Rocha; e ao colaborador homenageado da Escola de Contas, Alex César do Couto. A placa de mérito acadêmico, por sua vez, foi entregue à aluna Maria do Carmo Aparecida Lara Araújo, que se distinguiu com as melhores notas no curso.
Ao todo, 50 formandos receberam o certificado de conclusão de curso, entre os quais a servidora Mariana Máximo Batista Marchiori, lotada no gabinete da Procuradora Ouvidora, Elke Moura.
Para Mariana Máximo,
“A cerimônia de encerramento fechou com chave de ouro um período de muita dedicação e aprendizado. Fazer a pós-graduação da Escola de Contas foi uma excelente oportunidade para aprofundar o conhecimento em finanças públicas e ampliar o pensamento crítico, contribuindo para as minhas atividades desempenhadas no MPC.”

A Procuradora Ouvidora, Elke Moura, ressalta a importância de iniciativas que promovem tanto a qualificação técnica e acadêmica quanto a formação ética dos agentes públicos:
“Este curso representa o compromisso do Tribunal de Contas e de todos os envolvidos em construir uma Administração Pública eficiente, transparente e comprometida com os princípios da boa governança.”