Na noite de ontem, 24, Marcílio Barenco, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, prestigiou a Reunião Solene de entrega de Título de Cidadania Honorária do Município de Belo Horizonte ao Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Wanderley Ávila.
O evento, que contou com a presença de diversas autoridades, colegas de profissão e familiares, que celebraram a homenagem a Wanderley Ávila, ocorreu na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Além de Marcílio Barenco e Wanderley Ávila, o dispositivo de honra foi composto por: Professor Claudiney Dulim, Vereador em Belo Horizonte; Gilberto Diniz, Presidente do TCE-MG; Jarbas Soares, Procurador-Geral de Justiça; Sérgio Pessoa, Advogado-Geral do Estado; Coronel Neyton Rodrigues, Diretor de Recursos Humanos da Polícia Militar de Minas Gerais; Desembargador Jadir Silva, Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais; e Ronaldo Gontijo, ex-Vereador em Belo Horizonte.
Também estiveram presentes o Subprocurador-Geral do MPC-MG, Daniel Guimarães; a Procuradora do Parquet de Contas Mineiro Maria Cecília Borges; o Conselheiro Vice-Presidente do TCE-MG, Durval Ângelo; os Conselheiros Substitutos do TCE-MG Adonias Monteiro, Licurgo Mourão e Telmo Passareli, bem como o Conselheiro Aposentado José Alves Viana.


A titulação teve indicação do Vereador Professor Claudiney Dulim, tendo em vista o trabalho do Conselheiro Corregedor no aprimoramento das práticas de fiscalização e controle na Administração Pública. Em seu discurso, o Vereador ressaltou as contribuições significativas do Conselheiro para o fortalecimento da gestão pública no Estado de Minas Gerais.
Marcílio Barenco congratulou Wanderley Ávila pelo título:
“Parabenizo o estimado Conselheiro Corregedor do TCEMG, Wanderley Ávila, pela honrosa distinção de Cidadão Honorário do Município de Belo Horizonte. Esta homenagem é um reflexo merecido de seu impacto positivo na sociedade mineira. Que este reconhecimento fortaleça ainda mais sua trajetória e sua dedicação ao serviço público.”

24 jun. 2024. Foto: TCEMG.
O Conselheiro Corregedor
Wanderley Geraldo de Ávila nasceu no Município mineiro de Joaquim Felício, em 1949. Formou-se em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) em 1972 e em 1981 tornou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Norte de Minas (Unimontes), em Montes Claros.
Foi professor da educação básica e do ensino superior, e iniciou sua carreira política como Prefeito de Pirapora, de 1983 a 1988. Em seguida, foi eleito como Deputado Estadual para quatro legislaturas sucessivas, de 1991 a 2004.
Entre outras funções na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi Vice-Presidente e Presidente da Casa. Exerceu ainda o cargo de 2º Secretário e foi membro e Relator da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco.
Interrompeu a sequência de candidaturas para assumir o cargo de Conselheiro do TCE-MG em setembro de 2004. Em fevereiro de 2005, assumiu o cargo de Conselheiro Corregedor, deixando-o em fevereiro de 2007 para assumir o cargo de Vice-Presidente. Tomou posse na Presidência em fevereiro de 2009, cumprindo mandato de dois anos. Foi reeleito e tomou posse em maio de 2012 como Presidente, cargo que exerceu até fevereiro 2013.