Popup do evento
MPC-MG prestigia entrega de medalha a Presidentes do TJMG e do TRF-6 
Publicação em 26 de junho de 2024

Na tarde de ontem, 25, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, representado pelo Procurador-Geral, Marcílio Barenco, participou da solenidade de outorga da “Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos”.  

O evento. 25 jun. 2024. Foto: ALMG.
Público presente no evento. Destaque para o Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, ao lado do Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa. 25 jun. 2024. Foto: ALMG.

Presidida pelo Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, a cerimônia homenageou o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargador José Arthur Filho, e a Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), Desembargadora Mônica Sifuentes. 

O evento teve início às 17h no Hall das Bandeiras da Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Gilberto Diniz, bem como membros do Ministério Público e convidados, que prestigiaram a entrega da honraria “conferida àqueles que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Ministério Público, têm contribuído para o desenvolvimento do país e para a justiça social”.  

Os homenageados foram escolhidos pelo Conselho da Medalha do MPMG, composto pelos dois mais antigos membros da Câmara de Procuradores e por três Procuradores de Justiça indicados pelo Procurador-Geral, que é o Chanceler da medalha. 

O Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior (ao centro) com os Presidentes agraciados com a medalha, José Arthur Filho e Mônica Sifuentes. 25 jun. 2024. Foto: ALMG.

Em seu discurso, Jarbas Soares Júnior destacou a relevância do trabalho desempenhado pelos Presidentes dos Tribunais na promoção da justiça e na garantia dos direitos dos cidadãos, relembrando a carreira de ambos à frente das instituições. Ele enfatizou a importância da parceria entre o Ministério Público e o Judiciário para o bom funcionamento do sistema de justiça e o aprimoramento das políticas públicas no Estado.  

A Presidente do TRF-6, Desembargadora Mônica Sifuentes, emocionou-se ao receber a homenagem, destacando o profundo significado da medalha, que representa a vida e obra do patrono da medalha, o Promotor Francisco José Lins do Rego Santos. Ela lembrou a luta e tenacidade de Francisco e ressaltou a importância da coragem dele para a instalação do TRF-6, afirmando que a medalha simboliza a interseção entre a vida, a carreira e a trajetória do Promotor no Tribunal. 

Por sua vez, o Presidente do TJMG, Desembargador José Arthur Filho, agradeceu a honraria sublinhando a importância do MPMG para a sociedade e a necessidade de fortalecer e preservar sua autonomia. Ele destacou a relação harmoniosa e republicana entre o TJMG e o MPMG, mencionando que o diálogo contínuo entre as instituições tem gerado importantes parcerias e expressou o desejo de estreitar ainda mais essa interlocução.  

Para o Procurador-Geral do MPC-MG, a honraria é mais que merecida:  

“Tanto a Desembargadora Mônica Sifuentes quanto o Desembargador José Arthur têm demonstrado um compromisso inabalável com a justiça e a ética em suas atuações. Suas trajetórias são marcadas pela dedicação, integridade e competência, valores que são essenciais para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e para a promoção da justiça social. A entrega desta medalha é um reconhecimento do trabalho incansável e da liderança inspiradora que ambos exercem em suas respectivas funções”, afirmou Marcílio Barenco. 

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do MPMG no YouTube. Assista-a aqui