Na noite da última quarta-feira, 13, o Ministério Público de Contas de Estado de Minas Gerais prestigiou a cerimônia de entrega do Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmim, que ocorreu na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Representando o Órgão Ministerial, estiveram presentes o Procurador-Geral, Marcílio Barenco, o Subprocurador-Geral, Daniel Guimarães, o Procurador Glaydson Massaria e as Procuradoras Cristina Andrade Melo e Sara Meinberg.


Da mesa de abertura participaram o Presidente do TCE-MG, Gilberto Diniz; o Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite; a Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Desembargadora Federal Mônica Sifuentes; a Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral Edilene Lobo; o Secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas, José Luiz de Moura Faleiros; o Procurador-Geral de Justiça Adjunto do Ministério Público de Minas Gerais, Márcio Gomes de Souza; a Defensora Pública do Estado de Minas Gerais, Giza Gaudereto; o Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, Frederico Cabral Mendes; e o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Ricardo Antônio Mohallem.


Entre as 20 personalidades agraciadas, estava a Presidente do TRF-6, Mônica Sifuentes. Ela falou do orgulho em receber a medalha que leva o nome de um dos maiores políticos que o Brasil já teve e de quão enaltecido seu pai estaria ao vê-la recebendo a honraria. De forma lúdica, contou diversas histórias de José Maria Alkmim e, ao final de seu discurso, citou a necessidade de se ter bons políticos como ele, observando que é preciso restaurar a política mineira e restabelecer a confiança da sociedade nas instituições, já que “os bens públicos não podem ser privilégio de um grupo de pessoas, mas de todos os indivíduos”.
Receberam a comenda também:
- Tadeu Martins Leite, Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais;
- Edilene Lobo, Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral;
- Rúbio Paulino Coelho, Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais;
- Octávio Augusto de Nigris Boccalini, Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais;
- Telmo de Moura Passareli, Conselheiro Substituto do TCE-MG;
- Rodrigo Piassi do Nascimento, Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais;
- Carlos Eduardo Ferreira Pinto, Promotor de Justiça de Minas Gerais – Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente – MPMG;
- Mauri Ventura, Prefeito municipal de Divino;
- Luis Carlos Rezende e Santos, Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros;
- Wagner Eduardo Ferreira, Presidente da Fundação Lucas Machado;
- Fernando Silvestre Dayrell, Presidente da Associação de Convívio dos Portadores de Câncer do Centro de Minas;
- Álvaro Luiz Palhares Diniz, Empresário.
- Maurício Torres Soares, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de MG;
- Geovanne Gomes da Silva, Coronel da Polícia Militar de MG;
- Leonardo do Carmo Coelho, Prefeito municipal de Serra Azul de Minas;
- Ricardo de Castro Machado, Prefeito municipal de Presidente Juscelino;
- Marcelo Barros Gomes, Auditor Federal de Controle Externo do TCU;
- José Carlos Marques, Diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, unidade Ipatinga;
- Margarida Jaqueline Alves, Escola municipal Florêncio Rodrigues Nunes, cidade de Formiga.
Os sete últimos homenageados referem-se ao ano de 2020, uma vez que a cerimônia esteve suspensa naquele ano, em razão da pandemia de Covid-19.
Ao fim do evento, o Presidente do TCE-MG, Gilberto Diniz, lembrou as mulheres agraciadas com a comenda, atentando para a representatividade que elas carregam: “Igualdade de gênero é um dos desafios a serem enfrentados na sociedade atual”.




Saiba mais
O Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim foi instituído em 5 de julho de 1995, por meio da Resolução nº 12/1995, assinada pelo Conselheiro Flávio Régis Xavier de Moura e Castro, então Presidente do TCE-MG, para condecorar pessoas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Tribunal de Contas ou ao sistema de controle da Administração Pública.