Na manhã de ontem, 29, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, representado pelo Procurador-Geral, Marcílio Barenco, e pela Procuradora Corregedora, Sara Meinberg, prestigiou evento do “Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmim” à Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart de Almeida.

A honraria foi concedida no ano de 2023, entretanto, a Reitora estava em missão no exterior e não pôde comparecer. A cerimônia ocorreu no salão nobre da Presidência, onde o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Gilberto Diniz, fez a entrega do Colar do Mérito a Sandra Regina Goulart.

Na ocasião, o TCE-MG e a UFMG, por intermédio da Faculdade de Direito (FDUFMG), com interveniência do Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM-UFMG), firmaram Termo de Cooperação Técnica visando ao desenvolvimento de programas específicos de cooperação, tanto nos aspectos técnicos, acadêmicos e profissionais quanto nas áreas de pesquisas interinstitucionais, além da colaboração no desenvolvimento conjunto de pesquisa e estudos relacionados às suas áreas de atuação.




Em seu discurso, após saudar os presentes, Sandra Regina Goulart de Almeida agradeceu:
“Como Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, é uma honra para mim e para nossa instituição, que aqui eu represento e é um patrimônio de todos os mineiros, de todo nosso país também. A primeira pergunta que me ocorre: ‘somos realmente dignos?’ Diria Santo Tomás de Aquino citando Aristóteles ‘A honra não se encontra naquele que é honrado, porém, muito mais naquele que concede a honra, pois naquele que reverencia o honrado’. Então, se formos dignos dessa honraria, mais honrado é, de fato, quem nos honra. […]
Este é, igualmente, um momento propício para lançar, aqui, um apelo, para que possamos continuar trabalhando, como fizemos hoje através desse Acordo de Cooperação, de forma conjunta. […]
Como dizia Tancredo Neves ‘O outro nome de Minas é Liberdade’. Não a liberdade que se propaga hoje, como um meio de atingir apenas interesses individuais, mas aquela liberdade que somente a democracia plena e o interesse de todos e todas, o interesse do povo mineiro, pode garantir. Nosso apreço é por essa liberdade: institucional, mineira, imortalizada nos versos do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles: […] ‘Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta e não há ninguém que explique e ninguém que não entenda’.”
Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes o Conselheiro Corregedor do TCE-MG, Wanderley Ávila; o Vice-Reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira; o Diretor da Faculdade de Direito da UFMG, Hermes Vilchez Guerrero; a Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Cristiana Fortini; entre outros.
GALERIA DE FOTOS








