Na manhã desta quinta-feira, 9, o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais prestigiou a cerimônia de abertura do evento “Gestão dos Instrumentos de Parcerias entre a Administração Pública e as Apacs e FBAC”, tendo sido representado pelo Procurador-Geral, Marcílio Barenco, e pelo Subprocurador-Geral, Daniel Guimarães.


9 Mar. 2023. Foto: MPC-MG.
A ação educacional, concebida pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, em atendimento à demanda do Programa Novos Rumos, está sendo realizada no Auditório Vivaldi Moreira, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, com a presença de diversas autoridades.
O Vice-Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo, ressaltou a necessidade de capacitação nas Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e falou da parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, em relação ao desejo de oferecer cursos de pós-graduação para os membros das Apacs, especialmente mestrado.

Tecendo analogias com o clássico de Guimarães Rosa, Grande Sertões Veredas, Durval Ângelo ressaltou que só é possível mudar a realidade do sistema prisional buscando as origens dos problemas. O Conselheiro também lembrou que os presos são fruto da sociedade e não se pode dizer que eles não são inerentes a ela.
O evento é destinado a Diretoras e Diretores, Presidentes, Gerentes-Gerais, encarregadas e encarregados de Tesouraria das Apacs e da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e se estende até amanhã.