Começou ontem, 22, em Macapá, o 3º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas. Representando o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, estiveram presentes o Procurador-Geral, Marcílio Barenco, e a Procuradora Maria Cecília Borges.

O evento, realizado no auditório do Sebrae Macapá, reúne autoridades e especialistas de todo o país e é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

Tendo como objetivo fomentar o debate sobre as políticas públicas ambientais, tecnologias sustentáveis e a governança no setor, com foco na preservação da Amazônia, o evento é composto por palestras de renomados líderes e especialistas em diversas áreas ambientais.
Além das palestras, o Congresso conta com painéis temáticos que abordam tópicos cruciais para a sustentabilidade, como políticas públicas, inovação tecnológica e práticas ambientais responsáveis. Também haverá uma Feira Cultural, onde os participantes poderão conhecer iniciativas e produtos ecológicos, além de projetos inovadores que estão fazendo a diferença no Brasil e no mundo.
Para o Procurador-Geral do MPC-MG, “A participação no Congresso reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o papel essencial que o controle externo pode desempenhar na preservação ambiental. Estar presente em eventos como este nos permite trocar experiências e fortalecer nossas ações em prol de um futuro mais equilibrado e consciente”.
O evento se estende até hoje à noite.