Popup do evento
MPC-MG participa do 2° Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil 
Publicação em 9 de agosto de 2024

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, prestigiou o 2º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC), que começou na última quarta-feira, 7, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em Porto Velho.  

Da esquerda para a direita: o Procurador Titular da 1ª Câmara e Corregedor do MPC-AC, João Izidro de Melo Neto, o Procurador-Geral do MPC-RO, Miguidônio Inácio Loiola Neto, o Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, e o Procurador Chefe Adjunto do MPC-AC, Sérgio Cunha Mendonça. Foto: Acervo pessoal.

O evento, que se estendeu até hoje, 9, teve como objetivo principal fortalecer as práticas de auditoria financeira no setor público, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os Tribunais de Contas do Brasil, em consonância com as normas profissionais e regulatórias aplicáveis. 

Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais para a gestão pública, incluindo a aplicação de normas brasileiras e o uso de tecnologias avançadas para aprimorar as auditorias financeiras. A programação foi composta por palestras, mesas de debates e sessões de “networking”, oferecendo aos participantes a oportunidade de explorar os desafios e oportunidades enfrentados pelos Tribunais de Contas. 

No primeiro dia do evento, foram abordadas soluções e inovações tecnológicas, com destaque para a auditoria financeira na era da Tecnologia da Informação. O segundo dia trouxe discussões sobre o papel e as estratégias de implementação na auditoria financeira, com foco em Tecnologia da Informação. Já o último dia foi dedicado a conceitos e inovações como Audit Analytics e Auditoria Contínua. 

O evento contou com o apoio de diversas instituições, incluindo a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).